sábado, 23 de abril de 2016

Sugestões de Leitura



No mês de abril assinalam-se dois dias em que se pretende celebrar o livro. No dia 2 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e no dia 23 celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.
A equipa da biblioteca quer chamar a atenção de toda a comunidade escolar para a riqueza e diversidade de recursos documentais da nossa biblioteca, e em particular os meninos que começaram   a ler recentemente. Assim, apresentamos algumas Sugestões de Leitura especialmente pensadas para os alunos do 1.º ciclo, para que estes possam assinalar estas duas importantes datas com leituras e partilhas.
Para além destes livros, sugerimos também os vários livros digitais que podem ser lidos no seguinte endereço: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/.
Finalmente, lançamos o desafio aos nossos atuais e futuros leitores para que explorem e descubram outros livros e recursos da nossa biblioteca consultando o seu catálogo em:


1.º ano
Sinopse

Título: O sonho do ursinho rosa
Autor: Roberto Aliaga
Ilustrador: Helga Bansch
Editora: OQO editora

O urso rosa chorava desolado, porque tinha perdido o seu sonho. A girafa foi ao céu, o cavalo percorreu a terra e a rã mergulhou no fundo do rio. Nada do que trouxeram fez parar o ursinho rosa de chorar. 
De uma forma carinhosa, estas personagens transmitem que, às vezes, ter boas intenções não chega para ajudar alguém, é preciso ser compreensivo e tentar perceber o que o outro realmente precisa. Os três animaizinhos não perguntaram qual era o sonho do ursinho rosa. Em vez disso, trouxeram-lhe os seus sonhos.

Título: O meu livro
Autor: Pedro Reisinho
Ilustrador: Raquel Pinheiro
Editora: Gailivro

E se um livro fosse mágico? E se todos os livros fossem mágicos? Parte comigo à descoberta da magia que existe em todos os livros, neste "meu livro" que é teu. Boa Viagem!

Título: As letras falam
Autor: Rafael Cruz-Contarini
Ilustrador:
Editora: Everest editora

Sou o F de festa e de fonte e eu o A de água a de abrir, este é o C de céu e cereja aquele o V de vaca e Vladimir. Somos as letras que falam, queres ouvir-nos?

Título: Os ovos misteriosos
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar
Editora: Edições Afrontamento
Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. 
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.
Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.
Título: O avô e eu
Autor: Maria Tereresa Maia Gonzalez
Ilustrador: Fátima Afonso
Editora: Paulinas editora
Certos avôs gostam muito de discutir política com os amigos, no banco do jardim...
Outros preferem ensinar os netos a jogar xadrez ou dominó.


2.º ano
Sinopse

Título: Hoje há palhaços
Autor: António Torrado e Maria Alberta Menéres
Ilustrador: Nikola Raspopovic
Editora: Edições Asa
Hoje há Palhaços reúne em livro alguns dos sketches televisivos que António Torrado e Maria Alberta Menéres escreveram há já vários anos para o programa homónimo da RTP, que diariamente levava a casa de milhares de crianças portuguesas as aventuras e desventuras do Anacleto e do Emilinho, interpretados, respetivamente, pelos atores Carlos Cabral e Rogério Vieira.
A qualidade de textos é assegurada por dois dos autores mais consagrados da atual literatura portuguesa para crianças, mantendo-se inalterada a sua atualidade, o que permitirá o aproveitamento dos mesmos na escola, como base para a realização de pequenas peças de teatro entre alunos.

Título: A casa da Mosca Fosca
Autor: Eva Mejuto
Ilustrador: Sérgio Mora
Editora:Kalandraka

com/watch?v=RxjTZfb_ncs

A casa da mosca fosca é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.
O ilustrador Sérgio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.

Título: A princesa da chuva
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Fátima Afonso
Editora: Civilização

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição.
Certo dia, o inesperado aconteceu… 
Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida.
Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo também felizes os que estão à nossa volta.
Título: Histórias para sonhar
Autor: Mireille Saver
Ilustrador: Marie-José Sacré
Editora: Civilização
Este livro contem 14 pequenos contos originais reunidos num só volume, com ilustrações maravilhosas da conhecida ilustradora belga Marie-José Sacré vão encantar as crianças e os pais. 
Temas como a vida, a amizade, os sentimentos e a liberdade são abordados numa linguagem repleta de ternura, poesia e bom-humor.
Título: O nabo gigante
Autor: António Mota
Ilustrador: Catarina Correia Gomes
Editora: Edições Asa
Era uma vez um velho, muito velhinho, magro e baixinho, que semeou nabos na sua horta. Quando o Sol começa a aquecer a terra, um dos nabos cresce, cresce… e assim começa esta história tradicional, recontada por António Mota.

3.º ano
Sinopse
Título: O tesouro
Autor: Manuel António Pina
Ilustrador: Evelina Oliveira
Editora: Campo das Letras
O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.
A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.

Título: Os primos e a bruxa Cartuxa
Autor: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrador: Helena Simas
Editora: Caminho

Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.

Título: História da égua branca
Autor: Eugénio de Andrade
Ilustrador: Joana Quental
Editora: Palmo e Meio
Camponês Cristóvão possui uma belíssima égua branca. Quando envelhece deseja legá-la em testamento a um dos seus três filhos não sabendo, porém, qual deles o mais merecedor desse tesouro que é por todos eles cobiçado. Para tomar uma decisão decide colocar os três à prova, entregando aos cuidados temporários de cada um deles a preciosa égua branca. O inesperado desfecho desta história subverte agradavelmente as expectativas do leitor e transmite uma lição de moral, combinando o lúdico com o educativo.
Título: A saquinha da flor
Autor: Matilde Rosa Araújo
Ilustrador: Gémeo Luís
Editora: Gailivro
A Saquinha da Flor retrata um universo onde a solidão e a iliteracia ainda grassam, mas a sua esperança, a sua ternura, a sua generosidade e o seu olhar comovido e meigo permanecem, desvelando um universo e uma infância de uma vida feita de deslumbramento perante o Mundo, a Natureza, a Família e a Solidariedade. As ilustrações inovadoras de Gémeo Luís, em consonância com o texto poético de Matilde Rosa Araújo, fazem uma pintura onde a harmonia e a beleza estética imperam.
Título: Robertices
Autor: Luísa Dacosta
Editora: Edições Asa
Como escreve Luísa Dacosta nas primeiras páginas, "Robertices" pretende recordar a tradição popular dos espetáculos de rua com os toscos robertos que tanto maravilharam crianças e adultos "no tempo em que havia tempo para ter tempo e um dia sem escola podia ser uma eternidade" (p.13). Com os desenhos de Cristina Valadas que ilustram muito bem o aspeto improvisado dos bonecos com cabeças de pau, os mais pequenos podem soltar a sua imaginação e saber como se divertiam as crianças de outros tempos. E para os mais crescidos será com certeza uma delícia para a memória.

4.º ano


Sinopse
Título: A maior flor do mundo
Autor: José Saramago
Ilustrador: João Caetano
Editora: Caminho

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

Título: O menino que se apaixonou por uma guitarra
Autor: Carlos Paredes e José Jorge Letria
Ilustrador: José Emídio
Editora: Campo das Letras

A guitarra pela qual o menino se apaixonou tinha um primo de quatro cordas chamado violino, mas foi sempre com a bela guitarra que preferiu conversar e trocar promessas de fidelidade e eterna ternura. Amores assim não se explicam, porque talvez façam parte de um destino secreto que só as estrelas conhecem lá no fundo.

Título: Contos de um mundo com esperança
Autor: Ana Maria Magalhães et al
Ilustrador: Joana Gomes
Editora: Texto editores

Livro de contos infantis, escritos por diversos autores infantis de renome: Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria do Céu Ferro, Maria Fonseca Santos, Maria Alice M. Sarabando. Todos os contos têm como ponto comum o facto de conterem uma mensagem relacionada de alguma forma com os direitos da criança. Os direitos de autor deste livro reverterão a favor da Amnistia Internacional.

Título: Vem aí o Zé das Moscas e outras histórias
Autor: António Torrado
Ilustrador: Maria João Lopes
Editora: Civilização editora
Conjunto de cinco histórias pertencentes à tradição oral portuguesa e recontadas por António Torrado.
Constituindo uma inesquecível viagem pelo riquíssimo património popular português, esta coleção reúne alguns dos mais importantes contos da nossa tradição oral, fixados em texto com a mestria narrativa e a vivacidade discursiva de quem é um contador de histórias por excelência...
Título: O livro que falava com o vento e outros contos
Autor: José Jorge Letria
Ilustrador: Alain Colen
Editora: Texto editores
Juntam-se neste volume várias histórias originais de José Jorge Letria que têm os livros, os leitores, os escritores e as bibliotecas como personagens centrais. Desde O livro que falava com o vento até a O rato de Alexandria, passando por A arca do menino que inventava poetas, em que, de uma forma mágica, se fala de Fernando Pessoa, este livro é uma declaração de amor aos livros, à leitura e às personagens que habitam os textos.

Nota: As sinopses dos livros podem ser consultadas em http://www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário