terça-feira, 3 de outubro de 2017

Dia Internacional da Paz

No passado dia 21 de setembro, celebrou-se o Dia Internacional da Paz. Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982. Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.
 Este ano  o tema é "Juntos pela Paz: respeito, segurança e dignidade para todos". Neste âmbito, foi criado um projeto que consiste num movimento de contadores de histórias pela paz mundial. O nosso agrupamento juntou-se a este movimento com a leitura da história “Os três porquinhos” junto dos meninos da EB1 e JI da Raiva e dos meninos do JI do Paraíso.
Este conto para crianças, que foi escrito por vários autores e com diferentes finais, fala-nos da paz, da amizade e da tolerância. Esta é uma versão que termina com os porquinhos a ajudarem o lobo quando ele fica queimado por ter caído na panela de água a ferver. Nesta história, o lobo fica tão comovido com ajuda dos porquinhos que decide, a partir daquele momento, tornar-se um lobo bom. O lobo ajuda os porquinhos a reconstruirem as suas casas e passam a partilhar momentos e brincadeiras juntos.


A escolha desta história pretendeu sensibilizar os meninos para a necessidade da paz e da harmonia entre eles.




Sem comentários:

Enviar um comentário