terça-feira, 3 de outubro de 2017

Dia Internacional da Paz

No passado dia 21 de setembro, celebrou-se o Dia Internacional da Paz. Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982. Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.
 Este ano  o tema é "Juntos pela Paz: respeito, segurança e dignidade para todos". Neste âmbito, foi criado um projeto que consiste num movimento de contadores de histórias pela paz mundial. O nosso agrupamento juntou-se a este movimento com a leitura da história “Os três porquinhos” junto dos meninos da EB1 e JI da Raiva e dos meninos do JI do Paraíso.
Este conto para crianças, que foi escrito por vários autores e com diferentes finais, fala-nos da paz, da amizade e da tolerância. Esta é uma versão que termina com os porquinhos a ajudarem o lobo quando ele fica queimado por ter caído na panela de água a ferver. Nesta história, o lobo fica tão comovido com ajuda dos porquinhos que decide, a partir daquele momento, tornar-se um lobo bom. O lobo ajuda os porquinhos a reconstruirem as suas casas e passam a partilhar momentos e brincadeiras juntos.


A escolha desta história pretendeu sensibilizar os meninos para a necessidade da paz e da harmonia entre eles.




segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Casal da Renda recebe visitas

A galinha medrosa e os seus amigos estiveram, na semana passada, na escola de Casal da Renda.
Os meninos receberam estes amiguinhos de forma muito simpática e carinhosa!
Muito obrigada a todos!


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

As histórias vão à Raiva

Na terça-feira, a Galinha Medrosa e os seus amigos visitaram os meninos da Raiva. Depois de conversarem com todos os animais, os meninos explicaram-lhes que o céu não estava a cair aos pedaços, que tudo não tinha passado de um mal-entendido.  Para comemorar, os alunos do 1.º ciclo realizaram um pequeno teatro de fantoches com as personagens da história.
Os meninos do pré-escolar também quiseram participar nesta festa dos livros e das histórias e fizeram um pequeno teatro de fantoches sobre a história dos três porquinhos.

Foi uma manhã muito animada, cheia de cor e de magia!





sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O 6.º A vai à biblioteca


Neste último dia da semana, os alunos do 6.º A, acompanhados pelo professor Miguel, também foram à biblioteca ouvir uma história.
Todos conheceram a “Galinha medrosa”, de António Mota, e os seus amigos. Esta galinha medrosa não se assustou com os alunos do 6.º A e partilhou com eles as suas aventuras.
Os alunos fizeram também um divertido teatro de fantoches com as personagens desta história. Um momento muito divertido!



quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A Galinha Medrosa vai à Póvoa

A Galinha Medrosa e os seus amigos fizeram uma visita surpresa aos meninos do JI e do 1.º ciclo da Póvoa. Todos juntos passaram uma manhã muito divertida.

A Galinha, que também adora histórias, levou consigo um Baú cheio de livros para partilhar com os meninos!



quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Ida à biblioteca

Os alunos do 6.º B também foram visitar a biblioteca.
A professora Lurdes acompanhou os seus alunos à biblioteca onde puderam conhecer a “Galinha medrosa”, de António Mota e os seus amigos. Esta galinha medrosa não se assustou com os alunos do 6.º B e partilhou com eles as suas aventuras.
No final, foram vários os meninos que requisitaram livros para leitura domiciliária.

A estes meninos, desejamos um bom ano e que o espaço da BIBLIOTECA faça parte do seu dia a dia.


Receção aos alunos do 5.º B

Ontem, os alunos do 5º B, acompanhados pelo diretor de Turma, professor Nuno, também foram convidados a visitar a sua biblioteca. A professora bibliotecária fez uma breve apresentação dos serviços aí oferecidos e das regras a seguir nesse espaço.
De forma a cativar os alunos para a leitura,  deu-lhes a conhecer a Caderneta de Leitura e partilhou com eles a divertida história “Nove vezes nove? Oitenta e um. Sete macacos e tu és um”, de António Mota. Antes de se despedirem, os alunos puderam ainda colaborar com a professora na declamação do poema "Certo dia no deserto", de Carlos Pinhão.

A biblioteca deseja a estes alunos e a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!