terça-feira, 21 de março de 2017

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA
DIA MUNDIAL DA POESIA


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
A biblioteca propõe a leitura em voz alta (pelo professor ou por um aluno) do poema Festas das Árvores, de Arnaldo Barreto, pelas 10h30m, em todas as salas de aula do agrupamento.


Festas das Árvores
Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,
Que amiga e bondosa ela aqui nos será!
Um dia, ao voltarmos pedindo-lhe abrigo,
ou flores, ou frutos, ou sombras dará!
O céu generoso nos regue esta planta;
o Sol de dezembro lhe dê seu calor;
a terra, que é boa, lhe firme as raízes
e tenham as folhas frescuras e verdor!
Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga
seus ramos frondosos aqui abrirá,
Um dia, ao voltarmos, em busca de abrigo,
ou flores, ou frutos ou sombra dará.
Arnaldo Barreto
ESTENDAL DE POESIA



Neste dia em que se comemora a POESIA, a biblioteca sugere a leitura de alguns poemas selecionados por assistentes operacionais, alunos e professores!




terça-feira, 14 de março de 2017

Exposição "Máscaras de Carnaval"



Está patente na biblioteca na semana de 14 a 21 de março a exposição "Máscaras de Carnaval ".
Os belíssimos trabalhos foram realizados pelos alunos do 5.º A, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica!




quinta-feira, 9 de março de 2017

O Beijo da Palavrinha


Ontem os meninos do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Arda e do Picão receberam a visita do escritor Mia Couto e da ilustradora Danuta Wojciechowska. Ambos partilharam com os alunos a história “O beijo da palavrinha”, a história de Maria Poeirinha que, quando adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar. Esta história fala-nos do poder mágico das palavras.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Menino Sorrisinho de Leite

Os meninos do JI do Paraíso receberam hoje a visita do Dentolas, um boneco de dentes muito saudáveis. O Dentolas contou-lhes a história “O menino sorrisinho de leite”, de Cidália Fernandes, falou-lhes sobre a importância de uma boa higiene oral e ensinou-os a lavar bem os seus dentinhos. Foi uma manhã muito saudável!





E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
Hoje os meninos da EB1 de Casal da Renda ouviram a história “A maior flor do mundo”, de José Saramago. Este livro recomendado para o 4º ano de escolaridade e destinado a leitura orientada, fala-nos da bondade e da coragem de um menino que, com esforço, consegue salvar uma flor.

Os meninos analisaram os elementos paratextuais da obra e realizaram uma ficha de trabalho sobre a obra.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017