terça-feira, 14 de março de 2017

Exposição "Máscaras de Carnaval"



Está patente na biblioteca na semana de 14 a 21 de março a exposição "Máscaras de Carnaval ".
Os belíssimos trabalhos foram realizados pelos alunos do 5.º A, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica!




quinta-feira, 9 de março de 2017

O Beijo da Palavrinha


Ontem os meninos do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Arda e do Picão receberam a visita do escritor Mia Couto e da ilustradora Danuta Wojciechowska. Ambos partilharam com os alunos a história “O beijo da palavrinha”, a história de Maria Poeirinha que, quando adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar. Esta história fala-nos do poder mágico das palavras.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Menino Sorrisinho de Leite

Os meninos do JI do Paraíso receberam hoje a visita do Dentolas, um boneco de dentes muito saudáveis. O Dentolas contou-lhes a história “O menino sorrisinho de leite”, de Cidália Fernandes, falou-lhes sobre a importância de uma boa higiene oral e ensinou-os a lavar bem os seus dentinhos. Foi uma manhã muito saudável!





E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
Hoje os meninos da EB1 de Casal da Renda ouviram a história “A maior flor do mundo”, de José Saramago. Este livro recomendado para o 4º ano de escolaridade e destinado a leitura orientada, fala-nos da bondade e da coragem de um menino que, com esforço, consegue salvar uma flor.

Os meninos analisaram os elementos paratextuais da obra e realizaram uma ficha de trabalho sobre a obra.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SEMANA DOS AFETOS



Para assinalar a Semana dos Afetos, o departamento de Línguas e a biblioteca uniram-se, desafiando todos os alunos a realizarem um postal de amor ou amizade. O amor pairou no ar e amoleceu os corações através de mensagens repletas de sentimento! O resultado foi este LINDO PAINEL!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Corre, corre cabacinha, Alice Vieria


Na semana passada, os alunos do 1.º ano da EB1 de Oliveira do Arda e os alunos do 1.º e 2.º ano da EB1 de Casal da Renda estiveram na biblioteca para ouvirem a história Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira. Esta história, que Alice Vieira recria com talento, tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado…

No final, os alunos recontaram a história com a ajuda de um pequeno teatro de fantoches e preencheram uma ficha de verificação de leitura.