quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O Cuquedo, Clara Cunha



Os meninos da EB1 da Póvoa não estavam quietos e andavam “de lá para cá e de cá para lá”. Quando lhes perguntei o que andavam a fazer de lá para cá e de cá para lá”, responderam que tinha chegado à escola o Cuquedo, um bicho assustador que pregava sustos a quem estivesse parado no mesmo lugar.
Mas quem era o Cuquedo?
Felizmente o Cuquedo apareceu e os meninos puderam ver que era um animal muito simpático e nada assustador!


Chibos Sabichões, de Olalla González


Hoje, os meninos do JI e da EB1 da Póvoa receberam a visita de três chibos sabichões (o chibo pequeno, o chibo médio e o chibo grande). Para chegarem à Póvoa estes três chibos tiveram de atravessar uma ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar. Mas eles, com a sua inteligência e engenho, conseguiram enganar o monstro e chegar à escola.
Os meninos ficaram muito felizes e no final realizaram um teatro de fantoches com os três chibos sabichões.






terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Alunos cantam as Janeiras


Hoje, 17 de janeiro, os alunos das turmas A e B do 6.º ano, com os instrumentos em punho e com as vozes afinadas, cantaram as Janeiras à comunidade escolar da EB2,3 de Couto Mineiro.

Esta atividade contou com o apoio da biblioteca escolar e foi possível graças à docente de Educação Musical, Maria José Barbeiro, que ensaiou os alunos.




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Desafio de MANDALAS

A tua MANDALA já está nesta exposição?
Então, vai à biblioteca, escolhe a TUA e pinta-a!


Alunos, professores  e assistentes do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro do Pejão expõem as suas Mandalas na biblioteca


Os alunos, professores e assistentes descobriram o poder de relaxamento que a ilustração de Mandalas, desenhos geométricos de diferentes formas e motivos, permite. Procurando-se garantir uma forma lúdica de ocupação de tempos livres, os alunos foram convidados a pintar Mandalas no espaço da biblioteca.

O resultado é uma mostra de Mandalas, que pode ser vista na Biblioteca da Escola E B 2,3, e que reúne cerca de  60 trabalhos, numa mistura de tons e movimentos.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

 "Faça Lá um Poema"

Gostas de poesia?
Gostas de escrever?
Então, escreve um poema original e participa no Concurso "Faça Lá um Poema", dinamizado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Centro Cultural de Belém.
O tema é livre e a data de entrega é no dia 10 de Fevereiro.
Participa e entrega o teu poema na biblioteca ou junto da tua professora de Português.
O melhor poema representará a escola no Concurso Nacional “Faça Lá um Poema”, promovido pelo PNL.

Se quiseres saber mais, consulta o regulamento do concurso na tua Biblioteca!


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O que está por vir

Com pitada de nostalgia,
de um ano que passou.
Com a companheira
que presenteia amor.

Com calor...
Um poema de luta
Resistência
do dia a dia.

Janeiro é um poema!
Com a cautela e a rebeldia.
Da boémia que causa e me causa!
Do sol e da chuva
Que alivia o suor e traz
Melancolia.
Janeiro é poesia
que reivindica
É esperança.
Organização.

Guerras anunciadas
Não denunciadas
Nunca foram declaradas.
Declaramos nós!

Estamos em guerra contra o Estado!
A guerra do povo,
que almeja sair da desgraça.

Janeiro é começo
É o fim
É poesia
Anunciando o que está por vir.