quinta-feira, 17 de novembro de 2016


Corrupio de palavras
 
 A escritora Maria La-Salete Sá e a ilustradora Fernanda Cabral estiveram esta quarta-feira no agrupamento de escolas de Couto Mineiro para conversar com meninos dos JI das EB1.
As nossas convidadas apresentaram o seu livro “Corrupio de palavras”, um conjunto de poemas para crianças que a escritora diz ter sido inspirado na sua própria infância. Os meninos colocaram várias questões à ilustradora que se prendiam com os materiais e técnicas utilizados nas belas ilustrações. No final, foram várias as crianças que quiseram ler um dos poemas do livro. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos e que irá, com certeza, contribuir para a formação destes jovens leitores!



 
 
 
 
 
Dia Mundial do Não Fumador

No âmbito da “Educação para a saúde”, a Educação para a Cidadania em articulação com a disciplina de Inglês, promoveram uma exposição de trabalhos realizados em duas línguas, português e Inglês, que alertam para os perigos do consumo do tabaco.

Os trabalhos foram realizados pelas turmas C do 8º ano e B do 9º ano e estão expostos na biblioteca da escola.


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

São Martinho


A biblioteca deseja a toda a comunidade um Feliz Dia de São Martinho!





quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LENDA DE S. MARTINHO


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.