quinta-feira, 10 de novembro de 2016
LENDA DE S. MARTINHO
Martinho era um valente soldado romano que estava a
regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a
passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá
no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha
uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de
roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Martinho não
tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na
sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo
desapareceram. Parecia que era Verão!Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo
sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
A maior flor do mundo, de José Saramago
Os meninos do 4.º ano da EB1 de
Oliveira do Arda conheceram hoje um
menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir
um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Um dia
descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e
fazer dela a maior do mundo. Uma flor colorida que todos levaram consigo no coração!
Os meninos do JI de Oliveira do Arda
visitaram os três chibos sabichões (o chibo pequeno, o chibo médio e o chibo
grande) e ajudaram-nos a atravessar a ponte debaixo da qual vivia um ogre
terrível, que não deixava ninguém passar. Mas estes três chibos com a ajuda dos meninos conseguiram enganar o
monstro e chegar à ervinha fresquinha!
Os meninos ficaram muito felizes e no
final ainda fizeram um pequeno teatro de fantoches!
Uma manhã animada!
terça-feira, 8 de novembro de 2016
O
autor do livro “Drogas: conhecer para prevenir” esteve ontem no nosso
agrupamento para apresentar o seu livro. Carlos Filipe Saraiva, pretende alertar
a comunidade educativa para o fenómeno da dependência e apontar estratégias de
prevenção, focando factores de risco e de proteção. O autor, psicólogo clínico
com experiência em contexto prisional e junto de população desviante e
ex-dependente partilhou com os presentes as características mais frequentes da
personalidade do consumidor, as alterações e as consequências cerebrais.O livro
encontra-se disponível na biblioteca para pais e encarregados de educação
poderem ler e perceber o fenómeno da dependência e para que fiquem dotados de
ferramentas e conhecimentos que os ajudem a prevenir.
No
final, os presentes puderam conversar com o autor e esclarecer dúvidas sobre o
tema, enquanto bebiam um chá e comiam uma bolachinha, gentilmente servidos e confeccionados
pelos alunos do curso de Restauração e Bar.
O
serviço de psicologia e orientação da escola e a biblioteca escolar agradecem a
presença de todos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)













