sexta-feira, 11 de novembro de 2016

São Martinho


A biblioteca deseja a toda a comunidade um Feliz Dia de São Martinho!





quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LENDA DE S. MARTINHO


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A maior flor do mundo, de José Saramago

Os meninos do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Arda conheceram hoje  um menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo. Uma flor colorida que todos levaram consigo no coração!



Chibos Sabichões, de Olalla González


Os meninos do JI de Oliveira do Arda visitaram os três chibos sabichões (o chibo pequeno, o chibo médio e o chibo grande) e ajudaram-nos a atravessar a ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar. Mas estes três chibos com a  ajuda dos meninos conseguiram enganar o monstro e chegar à ervinha fresquinha!
Os meninos ficaram muito felizes e no final ainda fizeram um pequeno teatro de fantoches!

Uma manhã animada!


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Drogas: conhecer para prevenir

O autor do livro “Drogas: conhecer para prevenir” esteve ontem no nosso agrupamento para apresentar o seu livro. Carlos Filipe Saraiva, pretende alertar a comunidade educativa para o fenómeno da dependência e apontar estratégias de prevenção, focando factores de risco e de proteção. O autor, psicólogo clínico com experiência em contexto prisional e junto de população desviante e ex-dependente partilhou com os presentes as características mais frequentes da personalidade do consumidor, as alterações e as consequências cerebrais.O livro encontra-se disponível na biblioteca para pais e encarregados de educação poderem ler e perceber o fenómeno da dependência e para que fiquem dotados de ferramentas e conhecimentos que os ajudem a prevenir.
No final, os presentes puderam conversar com o autor e esclarecer dúvidas sobre o tema, enquanto bebiam um chá e comiam uma bolachinha, gentilmente servidos e confeccionados pelos alunos do curso de Restauração e Bar.

O serviço de psicologia e orientação da escola e a biblioteca escolar agradecem a presença de todos!