quinta-feira, 21 de abril de 2016

A Casa da Mosca Fosca
Eva Mejuto

Hoje, a Mosca Fosca voou até Serradelo. Levou consigo o Escaravelho, o Morcego, o Sapo, a Coruja, a Raposa e o Lobo e foram comer uma fatia de bolo com os meninos do JI de Serradelo. No final, a Mosca Fosca convidou os meninos para visitarem a sua casa e, todos juntos, fizeram uma pequena peça de teatro com os fantoches das personagens do livro.




Os meninos gostaram muito da visita e no final foram eles que preparam uma surpresa para a Mosca Fosca: preparam um verdadeiro bolo de amoras para o lanche, confecionado pelos meninos com a ajuda da educadora Né e da auxiliar Isabel.

Muito obrigada pelo carinho. Foi uma manhã muito divertida e docinha!

A Casa da Mosca Fosca

Eva Mejuto

Na semana passada, a Mosca Fosca voou até à Raiva. Foi levar uma fatia do seu bolo aos meninos do JI e do 1.º e 2.º anos.
Os meninos gostaram muito da visita e no final agradeceram, vestindo a pele dos amiguinhos da Mosca Fosca e apresentando uma pequena peça de teatro.
Uma manhã muito divertida!



sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ó Maria Cotovia

Os meninos do JI da Raiva ouviram, esta semana, o poema "Ó Maria Cotovia". A educadora Adelina aproveitou para trabalhar as rimas e, no final, os meninos foram convidados a ilustrar o poema.
As lindas ilustrações foram transformadas num livro digital.
Os meninos gostaram muito de ver os seus trabalhos, que tinham sido feitos em papel, serem transformados num livro "tão engraçado".
Parece Magia!

quinta-feira, 14 de abril de 2016


A Mosquito, de Inês Oliveira
A Aurora Bastos, do 5.º A, leu a história “A Mosquito” de Inês Oliveira, e partilhou connosco a sua opinião.
"Eu gostei do livro “A Mosquito”, porque fala de um menino que não gostava de sopa. Um dia, a Mosquito estava na sopa e pediu ao menino para a ajudar numa missão: ajudar o panda a encontrar os seus pais.
O menino ajudou a mosquito e o panda e a dada altura ficou com fome e foi obrigado a comer a sopa. A partir desse dia começou a gostar de sopa.
Aconselho esta história a todos os meus amigos!"
 

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
Luísa Ducla Soares

Os meninos do 3.º e 4.º ano da EB1 de Casal da Renda estiveram hoje na escola sede para mais uma experiência científica, no âmbito do projeto “Cons’ciência”, dinamizado pelas professoras Sandra e Sílvia.

No final, e como já é costume, visitaram a biblioteca e ouviram a história “A Fada palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares. A história fala-nos de um rei que gostava de ler e que gastou todo o seu dinheiro na construção de uma biblioteca e na compra de muitos livros novos.

No final os meninos expressaram a sua opinião, terminando a frase: Gostei desta história, porque…

& tinha muitas rimas. (Ariana)

&o rei era soberano. (Alexandre)

& os soldados com as suas armas não conseguiram acertar nas traças. (Carina e Pedro)

& a fada faz magia e gosta muito de ler. (Filipe e Rita)

&o morcego é uma personagem muito importante na biblioteca. Ele comia as traças e assim protegia os livros. (Júlio)

&o rei não deu o dinheiro a ninguém. Ele mandou construir uma biblioteca e comprou muitos livros. (Marco e Hélder)