segunda-feira, 2 de novembro de 2015


Dia das Bruxas ou Halloween



Na semana em que a escola festejou a festa do Halloween, a biblioteca vestiu-se a rigor para a ocasião. Abóboras e bruxas, teias de aranha e morcegos, gatos pretos e feiticeiros saíram dos livros e enfeitaram a biblioteca. E livros com histórias “de meter medo” ocuparam a estante das sugestões de leitura do dia.
Os meninos dos 5.º anos que foram desafiados a ouvir a história “O gato preto”, apresentada no “Grande Livro dos Medos”, lida pelo igualmente “assustador” professor Miguel Tavares, mascarado a rigor para a ocasião. 


Os alunos do 7.º B e do 8.ºB também receberam a visita de duas bruxinhas assustadoras do agrupamento de escolas de Castelo de Paiva para ouvirem alguns contos de Halloween.
Uma semana muito assustadora!

domingo, 1 de novembro de 2015

A Biblioteca é...

Frases dos alunos do Curso Vocacional Secundário sobre a biblioteca:

-“Para mim, a biblioteca é um local de estudo mas também é um local onde nos podemos divertir ao contemplar os livros”;
- “A Biblioteca é um sítio onde podemos estudar e onde podemos estar calmos”;
- “A Biblioteca escolar é um sítio muito bom porque dá para estudarmos com sossego”;
- “A Biblioteca é um local de estudo ótimo”;
- “A Biblioteca é um sítio de estudo e trabalho”;
- “ A Biblioteca é um sítio para conviver e aprender” ;
- “ A Biblioteca é um lugar não só para estudar mas também conhecer coisas novas”;
- “ A Biblioteca é um espaço agradável para pensar” .

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vamos tweetar com a BE


Os meninos da EB1 de Casal da Renda também quiseram dar a sua opinião sobre a biblioteca. Aqui ficam algumas frases:

- A biblioteca é "bué da fixe": tem muitos livros e é muito grande. 2.º ano
- Aprende-se muito na biblioteca: há muita imaginação e coisas fantásticas nos livros que nos fazem felizes. 1.º ano
- Gosto muito de histórias e na biblioteca posso conhecer muitas! 1.º ano
- Na biblioteca eu viajo na leitura e na aprendizagem. 4.º ano
- A biblioteca é o mundo dos livros e da imaginação. 4.º ano
- A biblioteca é o mundo da fantasia. 4.º ano
- A biblioteca serve para ajudar os meninos a aprender coisas interessantes. 3.º ano
- A biblioteca é importante para ajudara aprender a ler. 3.º ano

terça-feira, 27 de outubro de 2015



26 de outubro

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



Este ano o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares comemorou-se no dia 26 de outubro. Este dia pretende assinalar a importância das bibliotecas escolares nas escolas, sublinhando o seu papel de promoção da leitura e de desenvolvimento das diferentes literacias. A nossa biblioteca também se quis justar a  esta grande festa. Assim, este foi o dia escolhido para celebrar o livro e a leitura através da atribuição de um prémio às duas melhores leitoras, a Mariana e a Jéssica do 5.º B, que já preencheram a sua  Caderneta de Leitura. 



Neste dia foi também inaugurada a exposição de marcadores de livros. Os marcadores foram realizados pelos alunos dos 8.º B e 9.º B, no âmbito do bookmarker project, um projeto que visa a troca de marcadores de livros entre bibliotecas de diferentes países. A nossa escola irá enviar estes marcadores, em exposição até ao dia 30 de outubro, para alunos de uma escola na Croácia.





Foi ainda oferecido aos alunos frequentadores da biblioteca um crachá “Sou leitor!”.


Foi um dia bem passado à volta dos livros e da leitura.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015




Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro do Pejão expõem as suas Mandalas na biblioteca


Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, significando uma representação artística na forma de desenhos geométricos com grande profusão de cores, que serviria de instrumento de meditação sobre a dinâmica da relação entre o Homem e o Universo.
Atualmente, um pouco por todo o mundo, redescobriu-se o poder de relaxamento que a ilustração de Mandalas, desenhos geométricos de diferentes formas e motivos, permite. Procurando-se explorar estas características, assim como garantindo-se uma forma lúdica de ocupação de tempos livres, os alunos e os professores foram convidados a pintarem Mandalas no espaço da biblioteca. Os alunos da EB1 de Casal da Renda também se juntaram a esta iniciativa e o resultado final é uma mostra de Mandalas, que pode ser vista na Biblioteca da Escola E B 2,3, e que reúne cerca de 30 trabalhos, numa mistura de tons e movimentos.





O ciclo do leite

No passado dia 16 de outubro comemorou-se o dia Mundial da Alimentação. A biblioteca também quis fazer parte desta festa e levou “O ciclo do leite”, de Mariana Magalhães e Cristina Quental, às escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do agrupamento. Este livro ajuda as crianças a compreenderem a importância do leite nas suas vidas e convida todos os meninos a fazerem uma visita de estudo para conhecerem melhor o Ciclo do Leite, desde a origem até ao copo… Os meninos têm também a oportunidade de visitar uma pastagem, um posto de leite e uma fábrica de lacticínios.
Depois de ouvirem a história, os meninos foram convidados a realizar uma sopa de letras e um exercício de organização de imagens de acordo com a ordem do texto. A festa terminou com a canção “Vamos à ordenha”. A festa terminou com um lanche saudável!!!!!
Uma excelente maneira de comemorar o Dia Mundial da Alimentação!


Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares!!


Os alunos do 7.º C também escreveram sobre a Biblioteca...

- A biblioteca é um lugar fixe e tem muitos livros para ler e aprender!
- A biblioteca é o melhor que pode haver, é onde posso aprender mais com os livros fascinantes e divertidos! A biblioteca é mesmo super!
- A biblioteca é fixe!
- A biblioteca é espetacular, pois lá só ganhamos conhecimento!
- Se não houvesse biblioteca não havia criatividade!
A biblioteca é onde posso estudar e com os livros poderei sonhar!!