terça-feira, 27 de outubro de 2015



26 de outubro

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



Este ano o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares comemorou-se no dia 26 de outubro. Este dia pretende assinalar a importância das bibliotecas escolares nas escolas, sublinhando o seu papel de promoção da leitura e de desenvolvimento das diferentes literacias. A nossa biblioteca também se quis justar a  esta grande festa. Assim, este foi o dia escolhido para celebrar o livro e a leitura através da atribuição de um prémio às duas melhores leitoras, a Mariana e a Jéssica do 5.º B, que já preencheram a sua  Caderneta de Leitura. 



Neste dia foi também inaugurada a exposição de marcadores de livros. Os marcadores foram realizados pelos alunos dos 8.º B e 9.º B, no âmbito do bookmarker project, um projeto que visa a troca de marcadores de livros entre bibliotecas de diferentes países. A nossa escola irá enviar estes marcadores, em exposição até ao dia 30 de outubro, para alunos de uma escola na Croácia.





Foi ainda oferecido aos alunos frequentadores da biblioteca um crachá “Sou leitor!”.


Foi um dia bem passado à volta dos livros e da leitura.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015




Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro do Pejão expõem as suas Mandalas na biblioteca


Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, significando uma representação artística na forma de desenhos geométricos com grande profusão de cores, que serviria de instrumento de meditação sobre a dinâmica da relação entre o Homem e o Universo.
Atualmente, um pouco por todo o mundo, redescobriu-se o poder de relaxamento que a ilustração de Mandalas, desenhos geométricos de diferentes formas e motivos, permite. Procurando-se explorar estas características, assim como garantindo-se uma forma lúdica de ocupação de tempos livres, os alunos e os professores foram convidados a pintarem Mandalas no espaço da biblioteca. Os alunos da EB1 de Casal da Renda também se juntaram a esta iniciativa e o resultado final é uma mostra de Mandalas, que pode ser vista na Biblioteca da Escola E B 2,3, e que reúne cerca de 30 trabalhos, numa mistura de tons e movimentos.





O ciclo do leite

No passado dia 16 de outubro comemorou-se o dia Mundial da Alimentação. A biblioteca também quis fazer parte desta festa e levou “O ciclo do leite”, de Mariana Magalhães e Cristina Quental, às escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do agrupamento. Este livro ajuda as crianças a compreenderem a importância do leite nas suas vidas e convida todos os meninos a fazerem uma visita de estudo para conhecerem melhor o Ciclo do Leite, desde a origem até ao copo… Os meninos têm também a oportunidade de visitar uma pastagem, um posto de leite e uma fábrica de lacticínios.
Depois de ouvirem a história, os meninos foram convidados a realizar uma sopa de letras e um exercício de organização de imagens de acordo com a ordem do texto. A festa terminou com a canção “Vamos à ordenha”. A festa terminou com um lanche saudável!!!!!
Uma excelente maneira de comemorar o Dia Mundial da Alimentação!


Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares!!


Os alunos do 7.º C também escreveram sobre a Biblioteca...

- A biblioteca é um lugar fixe e tem muitos livros para ler e aprender!
- A biblioteca é o melhor que pode haver, é onde posso aprender mais com os livros fascinantes e divertidos! A biblioteca é mesmo super!
- A biblioteca é fixe!
- A biblioteca é espetacular, pois lá só ganhamos conhecimento!
- Se não houvesse biblioteca não havia criatividade!
A biblioteca é onde posso estudar e com os livros poderei sonhar!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O que dizem os alunos do 9ºB da sua biblioteca:


- " o livro é uma extensão da memória e da imaginação";

-" se na biblioteca queres estudar, vais ter de a preservar";


- " a biblioteca é o melhor sítio para estudar";



- " a biblioteca é o melhor sítio para aprender, estudar e ler";


- " a biblioteca é um bem para todos nós";


-" a biblioteca é educativa e divertida";


- "quem não lê não pensa e quem não pensa será para sempre um servo";


- " se na biblioteca queres estudar, silêncio vais encontrar".
Prioridade à amizade!

Era uma vez uma quinta com poucos animais. Na verdade só tinha 4, um cavalo, uma égua, um porco e uma porca. Apesar de serem poucos, o agricultor chamado João e a agricultora chamada Joaquina adoravam os seus animais.
No dia 21 de junho, dia em que começa o verão, e segundo a lenda a noite é mágica e tudo pode acontecer, o Sr. João estava a observar as estrelas enquanto a dona Joaquina fazia o jantar, e de repente, alguém lhe disse:
- João o tempo é pouco despacha-te!
- Quem está aí? – Perguntou João, e o cavalo aproximou-se e disse-lhe:
- Sou eu, João, o teu cavalo, o tempo é pouco despacha-te!
- O que se passa?
- A égua, o porco e a porca desapareceram, um nevoeiro apareceu e levou-os junto. Por favor João ajuda-nos.
- Claro. Para que direção foram?
- Para Este. Toma este mapa, encontrei-o, e toma esta mochila com comida e bebida. Ah! Eu aviso a Joaquina. Boa sorte.
E foi. João percorreu o mapa até chegar ao local indicado, quando lá chegou estava uma bruxa que lhe disse:
- És o dono daqueles animais?
-Sim sou – disse João- o que pretendes deles?
- Do teu porco farei um belo presunto, da tua porca mercadoria, e da tua égua o meu transporte. Vamos fazer um desafio de adivinhas, se adivinhares as três, ficas com os animais, ok!?
-Está bem.
-Primeira: todos o sabem abrir, mas ninguém o sabe fechar, o que é? Segunda: o que é que quanto mais quente, mais fresco? Terceira: o que é que sai sempre primeiro do navio antes do capitão e dos passageiros? Responde.
-A resposta à primeira é o ovo, à segunda é o pão e à terceira é a âncora.
-Acertaste, toma os teus animais, vai-te embora e nunca mais voltes!
E João foi para casa todo contente e sorridente, já tinha os seus animais de volta.
Esta fábula foi inspirada numa pintura de Marc Chagal e para mim ensina-nos a ser fiéis aos nossos amigos e a nunca desistir dos nossos objetivos.




Este texto foi feito por:
Inês Borges Rocha
7ºC

Nº11
O que dizem os alunos do 8.ºA da sua biblioteca!


S Se um dia quiseres ler ou fazer um trabalho, conta com a biblioteca. Ela irá ajudar-te!

S Na biblioteca devemos estimar para nela podermos estudar!

S Se de livros gostares, na biblioteca os deves requisitar!

S A biblioteca é um sítio para aprender, estudar e pesquisar. Também é um sítio onde nos podemos divertir!

S Para ler, escrever e aprender não há melhor sítio que a biblioteca escolar!


S A biblioteca é um lugar mágico onde podes ler, estar com os amigos e dar asas à tua imaginação!