quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares!!


Os alunos do 7.º C também escreveram sobre a Biblioteca...

- A biblioteca é um lugar fixe e tem muitos livros para ler e aprender!
- A biblioteca é o melhor que pode haver, é onde posso aprender mais com os livros fascinantes e divertidos! A biblioteca é mesmo super!
- A biblioteca é fixe!
- A biblioteca é espetacular, pois lá só ganhamos conhecimento!
- Se não houvesse biblioteca não havia criatividade!
A biblioteca é onde posso estudar e com os livros poderei sonhar!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O que dizem os alunos do 9ºB da sua biblioteca:


- " o livro é uma extensão da memória e da imaginação";

-" se na biblioteca queres estudar, vais ter de a preservar";


- " a biblioteca é o melhor sítio para estudar";



- " a biblioteca é o melhor sítio para aprender, estudar e ler";


- " a biblioteca é um bem para todos nós";


-" a biblioteca é educativa e divertida";


- "quem não lê não pensa e quem não pensa será para sempre um servo";


- " se na biblioteca queres estudar, silêncio vais encontrar".
Prioridade à amizade!

Era uma vez uma quinta com poucos animais. Na verdade só tinha 4, um cavalo, uma égua, um porco e uma porca. Apesar de serem poucos, o agricultor chamado João e a agricultora chamada Joaquina adoravam os seus animais.
No dia 21 de junho, dia em que começa o verão, e segundo a lenda a noite é mágica e tudo pode acontecer, o Sr. João estava a observar as estrelas enquanto a dona Joaquina fazia o jantar, e de repente, alguém lhe disse:
- João o tempo é pouco despacha-te!
- Quem está aí? – Perguntou João, e o cavalo aproximou-se e disse-lhe:
- Sou eu, João, o teu cavalo, o tempo é pouco despacha-te!
- O que se passa?
- A égua, o porco e a porca desapareceram, um nevoeiro apareceu e levou-os junto. Por favor João ajuda-nos.
- Claro. Para que direção foram?
- Para Este. Toma este mapa, encontrei-o, e toma esta mochila com comida e bebida. Ah! Eu aviso a Joaquina. Boa sorte.
E foi. João percorreu o mapa até chegar ao local indicado, quando lá chegou estava uma bruxa que lhe disse:
- És o dono daqueles animais?
-Sim sou – disse João- o que pretendes deles?
- Do teu porco farei um belo presunto, da tua porca mercadoria, e da tua égua o meu transporte. Vamos fazer um desafio de adivinhas, se adivinhares as três, ficas com os animais, ok!?
-Está bem.
-Primeira: todos o sabem abrir, mas ninguém o sabe fechar, o que é? Segunda: o que é que quanto mais quente, mais fresco? Terceira: o que é que sai sempre primeiro do navio antes do capitão e dos passageiros? Responde.
-A resposta à primeira é o ovo, à segunda é o pão e à terceira é a âncora.
-Acertaste, toma os teus animais, vai-te embora e nunca mais voltes!
E João foi para casa todo contente e sorridente, já tinha os seus animais de volta.
Esta fábula foi inspirada numa pintura de Marc Chagal e para mim ensina-nos a ser fiéis aos nossos amigos e a nunca desistir dos nossos objetivos.




Este texto foi feito por:
Inês Borges Rocha
7ºC

Nº11
O que dizem os alunos do 8.ºA da sua biblioteca!


S Se um dia quiseres ler ou fazer um trabalho, conta com a biblioteca. Ela irá ajudar-te!

S Na biblioteca devemos estimar para nela podermos estudar!

S Se de livros gostares, na biblioteca os deves requisitar!

S A biblioteca é um sítio para aprender, estudar e pesquisar. Também é um sítio onde nos podemos divertir!

S Para ler, escrever e aprender não há melhor sítio que a biblioteca escolar!


S A biblioteca é um lugar mágico onde podes ler, estar com os amigos e dar asas à tua imaginação!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os alunos falam da sua biblioteca!


E os nossos alunos continuam a dar a sua opinião sobre a BIBLIOTECA:

- Na biblioteca escolar de tudo podes estudar! - 7.A
- A biblioteca é muito acolhedora e divertida! - 7.º A
- Se uma biblioteca bonita queres ver o Couto Mineiro terás que conhecer! - 7. A
- Se gostas de ler ou escrever, então tens aqui o sítio ideal! Vem à biblioteca do Couto Mineiro se queres aprender! - 7.º A
- A biblioteca é um sítio sossegado onde podemos relaxar! - 7.º B - Sejas criança ou adolescente, a biblioteca escolar ajuda-te sempre! - 7.º B - Para mim a biblioteca escolar é voltar a ser criança ! - 7.º B - A biblioteca é um mundo que podes conhecer e onde podes aprender a crescer! - 7.º B

sábado, 10 de outubro de 2015

                  O valor da Biblioteca Escolar para os nossos alunos
 

Os nossos alunos falam da sua biblioteca!

- "Na biblioteca é onde vais estudar para boas notas tirar!" - 9.º C
- "Se queres um livro para ler, vai à biblioteca  e irás encontrá-lo." - 9.º C
- "A biblioteca é muito fixe e clama. Tem diversos livros para ler e podemos lá estudar." - 6.º A
- "A biblioteca escolar faz-me sonhar em cada dia que vou à escola!" - 6.º A
- "A biblioteca é como uma casa para mim." - 6.º A
- " A biblioteca é muito divertida e tem muitos livros." - 6.º A

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TOCA A TWEETAR!

Os alunos foram convidados a escrever uma frase criativa sobre o valor da biblioteca!

Aqui ficam algumas frases:
- A biblioteca escolar é o melhor sítio onde podemos encontrar livros fantásticos" - 6.º C
- "A biblioteca é muito fixe para nós estudarmos e pesquisarmos" - 6.º C
- A biblioteca escolar é SUPER porque lá podemos aumentar o nosso conhecimento" - 6.º C
- "A biblioteca é um lugar mágico onde podemos entrar no mundo das aventuras dos livros" - 6.º C
-"A biblioteca permite aumentar o nosso conhecimento e a nossa cultura geral". 6.ºC
- "A biblioteca é fantástica". 5.º B
- "A biblioteca escolar ajuda-nos a levar a nossa imaginação mais longe." 5.º B
- "A biblioteca é fixe e ajuda-nos a melhorar" - 5.º B
- "A biblioteca escolar é surpreendente". - 5.º B