quinta-feira, 1 de outubro de 2015



Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Este ano, o tema escolhido é "A biblioteca escolar é super!" A tua biblioteca vai celebrar a sua importância  na vida da escola e na vida das crianças e jovens.  Vamos ter muitas atividades!
Vem festejar com a tua biblioteca porque a biblioteca escolar é SUPER!











O Elmer festeja o Dia Mundial da Música com os meninos dos JI e das EB1s da Póvoa e da Raiva












A biblioteca festejou hoje o Dia Mundial da Música com os meninos dos JI e das EB1s da Raiva e da Póvoa. O Elmer e foi visitou estes meninos e contou-lhes a sua história “Elmer e o arco-íris”. Uma história que nos fala da amizade e da partilha. No final, os meninos e as professoras puderam cantar e dançar a música “O elefante”, interpretada pelo Panda e os caricas. Foi um momento muito divertido!!!
Feliz Dia Mundial da Música!








quarta-feira, 30 de setembro de 2015



Onde acaba o arco-íris?, de Ana Vicente



Hoje, a biblioteca juntou-se ao Clube de Inglês para trabalhar as cores com os meninos de Educação Especial. Os meninos ouviram a história “Onde acaba o arco-íris”. Os meninos gostaram de conhecer a história das cores. Aprenderam que, através de jogos e misturas, novas cores nascem para tornar o mundo mais alegre e para dar tom a tudo o que existe no universo. Depois de tantas misturas, algumas cores juntaram-se para formar o arco-íris e tornaram o mundo ainda mais maravilhoso.
No final, os meninos aprenderam as cores em inglês. Foi uma atividade muito enriquecedora!!!!




Elmer e o arco-íris


O Elmer é um elefante diferente que gosta muito de receber a visita dos meninos dos JI do nosso agrupamento. Hoje, o Elmer teve uma grande surpresa quando os meninos do jardim de infância de Oliveira do Arda o foram visitar à biblioteca… Ficou tão contente que logo os convidou a ouvir a história “Elmer e o arco-íris”. É uma história que nos fala de como o Elmer fica triste quando o arco-íris perde as cores. Ele quer ajudar, mas que lhe acontecerá se ele der ao arco-íris as suas próprias cores? Irá ficar sem elas para sempre? Esta é uma bela história sobre o que significa dar e partilhar. Os meninos ficaram encantados com a generosidade deste lindo elefante.
No final, foi dado aos meninos o desenho do Elmer sem cores. O Elmer tinha perdido as suas cores! Os seus quadrados eram agora todos brancos! Era a vez de os meninos ajudarem o Elmer a recuperar a sua alegria e s suas cores.  Este foi um trabalho de pintura colaborativa, cujo resultado ficou deslumbrante!
Parabéns aos meninos e obrigada pela visita!!!!