quinta-feira, 1 de outubro de 2015




O Elmer festeja o Dia Mundial da Música com os meninos dos JI e das EB1s da Póvoa e da Raiva












A biblioteca festejou hoje o Dia Mundial da Música com os meninos dos JI e das EB1s da Raiva e da Póvoa. O Elmer e foi visitou estes meninos e contou-lhes a sua história “Elmer e o arco-íris”. Uma história que nos fala da amizade e da partilha. No final, os meninos e as professoras puderam cantar e dançar a música “O elefante”, interpretada pelo Panda e os caricas. Foi um momento muito divertido!!!
Feliz Dia Mundial da Música!








quarta-feira, 30 de setembro de 2015



Onde acaba o arco-íris?, de Ana Vicente



Hoje, a biblioteca juntou-se ao Clube de Inglês para trabalhar as cores com os meninos de Educação Especial. Os meninos ouviram a história “Onde acaba o arco-íris”. Os meninos gostaram de conhecer a história das cores. Aprenderam que, através de jogos e misturas, novas cores nascem para tornar o mundo mais alegre e para dar tom a tudo o que existe no universo. Depois de tantas misturas, algumas cores juntaram-se para formar o arco-íris e tornaram o mundo ainda mais maravilhoso.
No final, os meninos aprenderam as cores em inglês. Foi uma atividade muito enriquecedora!!!!




Elmer e o arco-íris


O Elmer é um elefante diferente que gosta muito de receber a visita dos meninos dos JI do nosso agrupamento. Hoje, o Elmer teve uma grande surpresa quando os meninos do jardim de infância de Oliveira do Arda o foram visitar à biblioteca… Ficou tão contente que logo os convidou a ouvir a história “Elmer e o arco-íris”. É uma história que nos fala de como o Elmer fica triste quando o arco-íris perde as cores. Ele quer ajudar, mas que lhe acontecerá se ele der ao arco-íris as suas próprias cores? Irá ficar sem elas para sempre? Esta é uma bela história sobre o que significa dar e partilhar. Os meninos ficaram encantados com a generosidade deste lindo elefante.
No final, foi dado aos meninos o desenho do Elmer sem cores. O Elmer tinha perdido as suas cores! Os seus quadrados eram agora todos brancos! Era a vez de os meninos ajudarem o Elmer a recuperar a sua alegria e s suas cores.  Este foi um trabalho de pintura colaborativa, cujo resultado ficou deslumbrante!
Parabéns aos meninos e obrigada pela visita!!!!




quarta-feira, 23 de setembro de 2015



Em uma Tarde de Outono
Outono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto.
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...

Por que, belo navio, ao clarão das estrelas,
Visitaste este mar inabitado e morto,
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas,
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto?

A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos...
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol!

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol...

Olavo Bilac, in "Poesias"




Olavo Bilac
Brasil
16 Dez 1865 // 28 Dez 1918
Poeta/Jornalista