quarta-feira, 23 de setembro de 2015



Em uma Tarde de Outono
Outono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto.
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...

Por que, belo navio, ao clarão das estrelas,
Visitaste este mar inabitado e morto,
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas,
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto?

A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos...
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol!

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol...

Olavo Bilac, in "Poesias"




Olavo Bilac
Brasil
16 Dez 1865 // 28 Dez 1918
Poeta/Jornalista


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Receção aos alunos 5 º ano




Receção dos novos alunos

Na passada sexta feira, dia 18, os alunos do 5º ano foram convidados a fazer uma visita guiada à sua nova escola. Acompanhados pelos diretores de turma, os alunos e os pais visitaram os vários espaços da escola, entre eles a sala de EVT, onde construiram uma caixinha de papel, e a biblioteca. A professora bibliotecária, e a assistente operacional receberam as turmas do 5º ano dando-lhes uma breve explicação sobre os serviços aí oferecidos e fornecendo-lhes os guias do utilizador. De forma a cativar os alunos para a leitura, a professora também partilhou com eles o poema "Certo dia no deserto", de Carlos Pinhão. Os alunos tiveram ainda oportunidade de completar a frase "Este ano, na biblioteca vou...". Ler, estudar, requisitar livros e fazer os trabalhos de casa foram algumas das respostas!!!!!
A biblioteca deseja a estes alunos e a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!




quinta-feira, 4 de junho de 2015



A Bela Adormecida

Hoje, a biblioteca recebeu a visita dos meninos do 4.º ano da EB 1 do Picão. Os meninos, antes de participar no projeto “Consciência” aproveitaram para visitar a biblioteca. Estes alunos, que no próximo ano virão para esta escola, gostam de ver os livros, tirá-los da estante, folheá-los e lê-los. E também gostam muito de ouvir histórias. Por isso, hoje a professora bibliotecária contou-lhes a história “A bela adormecida”, de Louise Rowe. Trata-se de um livro pop-up que despertou a curiosidade e a magia dos meninos e que fez com que eles também fizessem parte desta história. 

 

terça-feira, 2 de junho de 2015

Era uma vez uma princesa

Os meninos do 2.º ano da EB1 da Raiva foram desafiados a inventar um texto com o título “Era uma vez uma princesa”.
O resultado desses trabalho foi um livro digital.
 
 

Parabéns aos meninos pelos lindos textos e pelas lindíssimas ilustrações!