domingo, 24 de maio de 2015



Like? Um clique pode mudar a tua vida!



Na passada quinta-feira, os alunos da nossa escola puderam assistir à peça de teatro “Like? Um clique pode mudar a tua vida!”, um espectáculo muito divertido com os atores Pedro Górgia e Alexandre da Silva.
Esta peça de teatro é uma iniciativa do programa “Comunicar em Segurança” promovido pela fundação PT (Portugal Telecom), cujo principal objetivo é alertar os jovens sobre a importância da navegação segura na Internet. As tecnologias da informação já fazem parte do nosso quotidiano mas devemos usá-las com responsabilidade, conhecendo os perigos do seu mau uso e adotando comportamentos seguros. A peça transmitiu, de uma forma leve e divertida, alguns conselhos importantes sobre como fazer uma navegação segura na Internet, em particular sobre os cuidado a ter no uso das redes sociais, tema que diz muito aos nossos alunos.
No final, os alunos puderam conversar, pedir autógrafos e tirar fotografias com os atores, que se revelaram sempre muito acessíveis e simpáticos!














sexta-feira, 22 de maio de 2015



A Bela Adormecida no JI e na EB1 da Póvoa
A Bela Adormecida visitou hoje os meninos do JI e da EB1 da Póvoa. Esta  princesa foi enfeitiçada por uma fada maligna e todos caíram num sono profundo. No entanto, os meninos conseguiram ajudar o príncipe a atravessar as densas roseiras bravas e a chegar ao castelo. Depois, com um beijo, o príncipe libertou a princesa da sua maldição. No final, o príncipe e a princesa casaram e todos os meninos foram convidados para a festa!

domingo, 17 de maio de 2015



Hora do Conto para os meninos do JI e EB1 de Raiva e do JI de Oliveira do Arda






A Hora do Conto é uma atividade de promoção da leitura levada a cabo pela nossa biblioteca. Desta vez, o livro escolhido foi “A bela Adormecida”, de Louise Rowe. Baseado no conto Dornröschen dos Irmãos Grimm, trata-se de um livro Pop-Up, uma versão nova e original do conto tradicional “A Bela Adormecida”. Os meninos já conheciam esta história de encantar, mas ficaram maravilhado com as maravilhosas ilustrações que saltaram das páginas!
Esta atividade pretende abordar o livro como um objeto de prazer e de educação e despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos.
No final, as crianças puderam realizar atividades relacionadas com a história lida: os mais pequenos tiveram oportunidade de pintar os desenhos da princesa e do príncipe, enquanto os meninos mais crescidos puderam preencher palavras cruzadas e preencher um poema com palavras do texto.


sexta-feira, 15 de maio de 2015

FELIZ DIA DA FAMÍLIA

A leitura e a consolidação dos hábitos de leitura são factores importantes do êxito escolar. Não conseguir adquirir hábitos de leitura na infância repercute-se negativamente no desenrolar da vida escolar, comprometendo seriamente o futuro. É isto que está em jogo e é este o desafio que a família e a escola devem assumir.

Javier Garcia Sobrino (org) A Criança e o Livro


quinta-feira, 14 de maio de 2015


Escrita Criativa


Os alunos do 2.º ano da EB1 de Oliveira do Arda foram desafiados a escrever um texto a partir de imagens. Os resultados foram muito bons!

Aqui ficam quatro visões...


 

sábado, 2 de maio de 2015



Dia da Mãe
3 de maio

O Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageiam as mães. Este dia é comemorado em Portugal no primeiro domingo do mês de maio.
Os alunos dos 1.º e 2.º anos da EB1 da Póvoa escreveram quadras para homenagearem as suas mães e os meninos do Jardim de Infância da Póvoa fizeram desenhos para as suas mães. O resultado foi um lindo poema, intitulado “A Mãe” com lindíssimas ilustrações, transformado em livro digital.
 







terça-feira, 28 de abril de 2015

O que é para ti o 25 de abril? 



Os alunos tiveram a oportunidade de escrever uma pequena frase do que acham que é o 25 de abril. 

Aqui ficam algumas dessas frases: 
- “ a liberdade não implica igualdade de opiniões mas a diversidade delas, no respeito pela condição humana” ;

 - “ o 25 de abril é a ambição de um futuro melhor” ; 

- “25 de abril...terminou a ditadura e os cidadãos passaram a ter liberdade de expressão”.