quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

02 abril | Dia Internacional do Livro Infantil

'E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?'


quarta-feira, 25 de março de 2015

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa uma SANTA PÁSCOA!






sábado, 21 de março de 2015



Dia Mundial da
 
A Duas Flores

São duas flores unidas
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo, no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.

Unidas, bem como as penas
das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.

Unidas, bem como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar...
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.

Unidas... Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!

Castro Alves
 

sexta-feira, 20 de março de 2015

DIA DAS LÍNGUAS

 










A escola comemorou hoje o DIA DAS LÍNGUAS. Uma das atividades realizadas foi a confeção e venda de crepes.
Um verdadeiro sucesso! Foram muitos os alunos, professores e auxiliares que provaram esta iguaria francesa!  Uma delícia!

quinta-feira, 19 de março de 2015



À conversa com Ema Silva

Nesta semana em que se comemora a Leitura e os Livros, os alunos do 8.º ano tiveram oportunidade de assistir à apresentação do livro “Vidas” pela professora Ema Silva.
A escritora partilhou com os alunos os seu gosto pela escrita e pela leitura e falou-lhes do processo de escrita do seu livro e sobre tudo o que envolve o mundo da edição.
Foi uma sessão muito agradável!






Livros Digitais

A biblioteca recebeu hoje os alunos do 2.º ano da EB1 de Oliveira do Arda para o “lançamento” dos seus livros digitais: “A Júlia ajuda a Natureza” e “O rapaz que voou três vezes”,  realizados no âmbito do projeto “Oficina de escrita digital”.
O primeiro livro apresenta um texto colaborativo realizado a partir de imagens do manual de Estudo do Meio. O segundo livro consistiu na transformação de um  texto narrativo "O rapaz que voou três vezes", de Álvaro Magalhães, numa banda desenhada.
São dois trabalhos muito interessantes que os meninos partilham agora com toda a comunidade.