quinta-feira, 15 de janeiro de 2015




SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU

 

Hoje foi a vez de os meninos da EB1 do Picão visitarem a escola sede para participarem no projeto “Consciência no Pejão”. Os meninos realizaram várias experiências sob a orientação das professora Sandra Antunes e Sandra Silva. No final, e bastante entusiasmados, fizeram uma visita à biblioteca. A professora bibliotecária explicou-lhes, de um modo muito breve, a organização do espaço e, de seguida, foram convidados a ouvir a história de um menino chamado Ivo: Sou especial porque sou eu, de Ann Meek, uma história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica! Foi com grande entusiasmo que os meninos acompanharam as aventuras do Ivo. A conversa que se seguiu após a apresentação da história permitiu concluir que os meninos perceberam bem o tema e as ideias da história.



Antes de se despedirem, os meninos realizaram algumas actividades: uma sopa de letras, o seu autoretrato e concluíram a frase “Sou especial porque…”. 

 









Deixamos aqui algumas frases dos meninos:

- Sou especial porque gosto de dançar.
- Sou especial porque gosto de jogar futebol.
- Sou especial porque gosto de música.
- Sou especial porque gosto dos meus professores.
 - Sou especial porque gosto de ler.
- Sou especial porque gosto de brincar.

SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU!




terça-feira, 13 de janeiro de 2015



Sou especial porque sou eu, Ann Meek

Na passada quinta-feira, os meninos da EB1 de Casal da Renda estiveram na escola EB 2,3 para participarem no projeto “Com Ciência”. No final, fizeram uma visita à biblioteca e, porque todos os meninos são muito especiais, aproveitaram para ouvir a história “Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek. Uma história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica!
Os meninos foram ainda convidados a realizar uma sopa de letras e a desenharem a imagem que vêem quando se olham ao espelho.
Foi uma manhã muito agradável!







sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

 Caderneta de leituras


Com o intuito de promover a leitura, a equipa da biblioteca encorajou os seus utilizadores através de uma Caderneta de Leituras. Essa caderneta tem como principal objectivo aumentar o número de  requisições com vista a abranger um maior número de leitores. No fim do 1º período, os leitores com maior número de requisições tiveram direito a um prémio. Esses leitores foram: Júlia Gonçalves do 5ºB, Inês Rocha do 6ºC, Sara Silva do 8ºA e Manuela Rocha do 6º C. Parabéns às vencedoras!









terça-feira, 6 de janeiro de 2015

                                                                  TOP LEITORES









         


           Sugestões de Leitura
Amiguinho,
chegaram livros novos à biblioteca!
Vem conhecê-los e leva-os contigo para casa :)




Alice Vieira







Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

Nasceu a 20 de Março de 1943 , Lisboa, Portugal