terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Alice Vieira







Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

Nasceu a 20 de Março de 1943 , Lisboa, Portugal

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014



Não te esqueças de mim, Pai Natal!



No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem mel; só neve, neve e mais neve… É por isso que, nessa altura, todos os ursos, grandes e pequenos, vão para a cama e fazem o seu sono de Inverno. Mas, este ano, nem todos os ursos estão a dormir…
O Simão, por mais voltas que dê na cama, não consegue adormecer! Então resolve ir visitar os seus amigos do Jardim de Infância do Paraíso e de Oliveira do Arda e os meninos do Jardim de Infância e da EB1 de Raiva e partilhar com eles o seu medo de que o Pai Natal se esqueça dele. Os meninos vão ajudar o ursinho Simão a encontrar o Pai Natal.
No final, muito felizes cantam uma música de Natal!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014



Feira do Livro

Mantendo a tradição de há alguns anos a esta parte, e com o intuito de promover a leitura e o livro, o Departamento de Línguas, em conjunto com a Biblioteca, vão dinamizar mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro, de 09 a 16 de Dezembro.
Venham visitar-nos e, neste Natal, ofereçam uma leitura especial!




À conversa com a escritora Marília Ascenso


A escritora Marília Ascenso  esteve, no dia 4 de dezembro, no nosso agrupamento para conversar com os alunos sobre o seu  livro “A Joaninha Quadrada”. 
Os alunos ficaram maravilhados com a magia da música, da leitura e do visionamento dos originais das ilustrações realizados pela pintora e escritora Marília Ascenso. No início do encontro, alunos e professores foram surpreendidos por uma bela música sobre a Primavera, mas o espanto aumentou com um pequeno número de magia que envolveu dois lindos passarinhos. 


Ao longo da sessão, os alunos  tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora, e de conversarem com ela sobre o ato da escrita, sobre livros , sobre tudo o que envolve o mundo da edição e sobre a pintura das ilustrações. Centrada nos valores da humanidade, a mensagem desta História relembra-nos que todos somos iguais.
Foi com carinho e entusiasmo à volta das palavras e imagens que a sessão terminou em festa e harmonia.





    

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014



Antes de Ler

A atividade apresentada realizou-se como motivação para a leitura da obra A Joaninha Quadrada, de Marília Ascenso. Estruturou-se como uma atividade prévia à visita da autora às escolas do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo para a apresentação do livro, e à consequente exploração do mesmo pelos alunos em contexto de sala de aula. A atividade apresentada foi realizada com alunos do 1.º ciclo.
As atividades visavam explorar o livro enquanto objeto físico (noções de capa, lombada, guardas, contracapa e folha de rosto) e os elementos identificativos do livro (autor, ilustradoras, editora, n.º de edição e tiragem).
Pretendeu-se, igualmente, motivar os alunos para a leitura da história, conduzindo-os a pequenas descobertas a partir do título, da sinopse, da ilustração da capa e guardas. Usou-se a estratégia da antecipação, de modo a criar nos alunos a vontade e a curiosidade de lerem a obra.


Mensagens de Natal

No seu contínuo esforço de promoção da leitura e da escrita, e aproveitando a tradição natalícia, a biblioteca encorajou os seus utilizadores a escreverem uma mensagem de natal com os seus desejos e pedidos. Foram muitos os alunos que aderiram a esta iniciativa, pedindo, sobretudo, paz e amor para o mundo. E, claro, no meio de tão nobres pedidos, os tão esperados brinquedos… Afinal, brincar também é aprender!

Transcrevemos a mensagem de um aluno, por nos parecer ser a  que mais vai ao encontro do espírito natalício: “ Desejo um Feliz Natal a todos vós e junta-te com a tua família e passa uma Feliz passagem de ano”.