sexta-feira, 14 de novembro de 2014



À conversa com Cidália Fernandes


Ontem, os meninos do JI e da EB1 da Póvoa receberam a escritora Cidália Fernandes. Esta apresentou-lhes o seu livro “A menina que não gostava de fruta”. Os meninos puderam conversar com ela sobre a história e sobre o ato da escrita. No final, ofereceram-lhe os seus desenhos realizados em sala de aula.
A escritora não se foi embora sem autografar os livros dos meninos.
Foi uma tarde muito agradável!







quinta-feira, 13 de novembro de 2014





As minhas leituras...







No meio de uma imensidão de livros de fantasia, de veracidade, de romance, de aventura… o “planeta branco” foi o escolhido. Este livro de Miguel de Sousa Tavares, desperta em mim uma curiosidade de descobrir o Universo e de viajar para além da imaginação.
O “Planeta Branco” descreve a viagem de 3 astronautas: Lucas, Baltazar e Lydia, com destino a um planeta que pensam existir água e condições para sustentar a vida humana. No decorrer da viagem, repararam que a ´Ítaca – 3000, a nave, estava a sofrer um desvio de rota. Este desvio, estava a atraí-los para o planeta branco. Este planeta era um planeta diferente. Quando os astronautas aterram no planeta, um senhor vestido de branco dirigiu-se até eles, dizendo-lhes que aquele era o planeta para onde iam as almas mortas da Terra. Eles ainda lhe perguntaram se sabia da existência de algum planeta com vida, para além da Terra, mas este apenas lhe respondeu que essa questão era um mistério da vida que os vivos tentarão descobrir. De regresso à Terra, as faces envelhecidas dos astronautas rejuvenesceram, assim como as suas memórias estavam vazias, sem nenhum vestígio do Planeta Branco.
Nas minhas diversas leituras, foi um livro que me cativou muito a atenção e me levou por outros mundos para além do meu. Aconselho este livro a todos os aventureiros e corajosos que gostem de imaginar o infinito.


Inês Santos nº 7 8º A

segunda-feira, 3 de novembro de 2014





Dia de Halloween


A biblioteca  juntou-se à festa de Halloween e decorou-se a rigor para a ocasião. Abóboras e bruxas, teias de aranha e morcegos, gatos pretos e feiticeiros saíram dos livros e enfeitaram a biblioteca. E livros com histórias “de meter medo” ocuparam a estante das sugestões de leitura do dia. 


Os meninos dos 5.º anos foram ainda desafiados a ouvir a história “O gato preto”, apresentada no “Grande Livro dos Medos”, lida pelo igualmente “assustador” professor Miguel Tavares, mascarado a rigor para a ocasião.

 

 



quarta-feira, 29 de outubro de 2014



28 de outubro
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Comemorou-se hoje o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Este dia pretende assinalar a importância das bibliotecas escolares nas escolas, sublinhando o seu papel de promoção da leitura e de desenvolvimento das diferentes literacias. Assim, a nossa biblioteca convidou todos os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos para assistirem a uma apresentação da Dr.ª Cristiana Ferreira, técnica responsável pelo gabinete da educação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, subordinada ao tema da história das bibliotecas. Contámos, igualmente, com a bibliotecária da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, Paula Macedo, que nos fez uma visita guiada pela carrinha da Biblioteca Itinerante. Os alunos tiveram também oportunidade de ouvir a professora Fátima Marques ler a história de António Torrado “Noves vezes nove? Oitenta e um. Sete macacos e tu és um”.
Foi um dia bem passado à volta dos livros e da leitura.