segunda-feira, 17 de novembro de 2014



À conversa com a escritora Cidália Fernandes







A escritora Cidália Fernandes esteve hoje no agrupamento de escolas de Couto Mineiro para conversar com os meninos dos JI de Raiva, Paraíso e Oliveira do Arda e com os meninos das EB 1 de Oliveira do Arda, Raiva, Serradelo, Picão e Casal da Renda.
A escritora apresentou o seu livro “A menina que não gostava de fruta”, uma história que fala da importância da fruta na nossa saúde. Desta forma, os meninos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora, e de conversarem com ela sobre o ato da escrita, sobre livros e sobre tudo o que envolve o mundo da edição. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos e que irá, com certeza, contribuir para a formação destes jovens leitores!



sexta-feira, 14 de novembro de 2014



À conversa com Cidália Fernandes


Ontem, os meninos do JI e da EB1 da Póvoa receberam a escritora Cidália Fernandes. Esta apresentou-lhes o seu livro “A menina que não gostava de fruta”. Os meninos puderam conversar com ela sobre a história e sobre o ato da escrita. No final, ofereceram-lhe os seus desenhos realizados em sala de aula.
A escritora não se foi embora sem autografar os livros dos meninos.
Foi uma tarde muito agradável!







quinta-feira, 13 de novembro de 2014





As minhas leituras...







No meio de uma imensidão de livros de fantasia, de veracidade, de romance, de aventura… o “planeta branco” foi o escolhido. Este livro de Miguel de Sousa Tavares, desperta em mim uma curiosidade de descobrir o Universo e de viajar para além da imaginação.
O “Planeta Branco” descreve a viagem de 3 astronautas: Lucas, Baltazar e Lydia, com destino a um planeta que pensam existir água e condições para sustentar a vida humana. No decorrer da viagem, repararam que a ´Ítaca – 3000, a nave, estava a sofrer um desvio de rota. Este desvio, estava a atraí-los para o planeta branco. Este planeta era um planeta diferente. Quando os astronautas aterram no planeta, um senhor vestido de branco dirigiu-se até eles, dizendo-lhes que aquele era o planeta para onde iam as almas mortas da Terra. Eles ainda lhe perguntaram se sabia da existência de algum planeta com vida, para além da Terra, mas este apenas lhe respondeu que essa questão era um mistério da vida que os vivos tentarão descobrir. De regresso à Terra, as faces envelhecidas dos astronautas rejuvenesceram, assim como as suas memórias estavam vazias, sem nenhum vestígio do Planeta Branco.
Nas minhas diversas leituras, foi um livro que me cativou muito a atenção e me levou por outros mundos para além do meu. Aconselho este livro a todos os aventureiros e corajosos que gostem de imaginar o infinito.


Inês Santos nº 7 8º A

segunda-feira, 3 de novembro de 2014





Dia de Halloween


A biblioteca  juntou-se à festa de Halloween e decorou-se a rigor para a ocasião. Abóboras e bruxas, teias de aranha e morcegos, gatos pretos e feiticeiros saíram dos livros e enfeitaram a biblioteca. E livros com histórias “de meter medo” ocuparam a estante das sugestões de leitura do dia. 


Os meninos dos 5.º anos foram ainda desafiados a ouvir a história “O gato preto”, apresentada no “Grande Livro dos Medos”, lida pelo igualmente “assustador” professor Miguel Tavares, mascarado a rigor para a ocasião.