sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outubro- Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).

Ao longo do mês de outubro, celebraremos a importância da biblioteca na vida da escola e na formação dos nossos alunos. Vamos participar desse mapa de ideias!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014



Dia Mundial da Música


O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro.
A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Celebração do Dia Mundial da Música
  • Promover a art e musical em todos os setores da sociedade;
  • Divulgar a diversidade musical;
  • Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.
Neste dia decorrem vários concertos, em todo o país, de forma a celebrar o Dia Mundial da Música.

Frases sobre Música

  • A parte boa da música é que quando ela te atinge, não sentes dor alguma. (Bob Marley)
  • A música não mente. Se há algo que tem de ser mudado neste mundo, apenas poderá acontecer através da música. (Jimi Hendrix)
  • A vida, sem música, seria um erro. (Friedrich Nietzsche)
  • A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas. (Bono)
  • Onde as palavras falham, a música fala. (Hans Christian Andersen)
  • A música é uma forma de arte que transcende a linguagem. (Herbie Hancock)
  •  






quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SUGESTÕES DE LEITURA


Chegaram livros novos à tua biblioteca:

- Ali Babá e os quarenta ladrões, de Luc Lefort 


- História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda



- O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde


- A viúva e o papagaio, de Vírginia Woolf.




Vem conhecê-los e leva-os contigo para casa!

sábado, 13 de setembro de 2014

                                         Receção dos novos alunos


À semelhança dos anos letivos anteriores, ontem, 12 de setembro, os alunos do 5º ano foram convidados a conhecer a sua nova escola.
Acompanhados pelos diretores de turma, os alunos visitaram a biblioteca. A professora Fátima Marques, professora bibliotecária, e a Assistente Operacional, Patrícia Batista, receberam todas as turmas do 5º ano dando-lhes uma breve explicação sobre os serviços aí oferecidos e fornecendo-lhes os guias do utilizador. De forma a cativar os alunos para a leitura, a professora também partilhou com eles o poema "Certo dia no deserto", de Carlos Pinhão.
A biblioteca deseja a todos um bom ano letivo!

sexta-feira, 23 de maio de 2014


QUANDO EU NASCI

Na quinta-feira, a biblioteca recebeu a visita dos meninos do JI de Oliveira do Arda. Os meninos vieram a pé até à nossa escola para ouvirem a história “quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Os meninos gostaram muito desta história e partilharam as suas lembranças, que depois passaram para uma folha colorida….



 

SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU

Na 3.ª feira, o Ivo, personagem o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek, fez uma surpresa aos meninos do JI e da EB1 de Raiva. Contou-lhes a sua história e o modo como consegue transformar a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e da sua mãe fantástica!

No final, os meninos juntaram-se ao Ivo e preencheram uma sopa de letras, completaram a frase: “Sou especial porque…” e ainda tiveram tempo para desenharem o seu reflexo no espelho que o Ivo lhes levou!