quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SUGESTÕES DE LEITURA


Chegaram livros novos à tua biblioteca:

- Ali Babá e os quarenta ladrões, de Luc Lefort 


- História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda



- O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde


- A viúva e o papagaio, de Vírginia Woolf.




Vem conhecê-los e leva-os contigo para casa!

sábado, 13 de setembro de 2014

                                         Receção dos novos alunos


À semelhança dos anos letivos anteriores, ontem, 12 de setembro, os alunos do 5º ano foram convidados a conhecer a sua nova escola.
Acompanhados pelos diretores de turma, os alunos visitaram a biblioteca. A professora Fátima Marques, professora bibliotecária, e a Assistente Operacional, Patrícia Batista, receberam todas as turmas do 5º ano dando-lhes uma breve explicação sobre os serviços aí oferecidos e fornecendo-lhes os guias do utilizador. De forma a cativar os alunos para a leitura, a professora também partilhou com eles o poema "Certo dia no deserto", de Carlos Pinhão.
A biblioteca deseja a todos um bom ano letivo!

sexta-feira, 23 de maio de 2014


QUANDO EU NASCI

Na quinta-feira, a biblioteca recebeu a visita dos meninos do JI de Oliveira do Arda. Os meninos vieram a pé até à nossa escola para ouvirem a história “quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Os meninos gostaram muito desta história e partilharam as suas lembranças, que depois passaram para uma folha colorida….



 

SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU

Na 3.ª feira, o Ivo, personagem o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek, fez uma surpresa aos meninos do JI e da EB1 de Raiva. Contou-lhes a sua história e o modo como consegue transformar a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e da sua mãe fantástica!

No final, os meninos juntaram-se ao Ivo e preencheram uma sopa de letras, completaram a frase: “Sou especial porque…” e ainda tiveram tempo para desenharem o seu reflexo no espelho que o Ivo lhes levou!
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014


O bicho papa-livros

 

Na 3.ª feira, dia 20 de maio, os alunos dos 5.º anos foram convidados pela Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, a assistir à peça de teatro  “ O bicho papa-livros”, pelo grupo PIM Teatro. Esta peça mostra-nos um espaço de descoberta dos livros e de descoberta do que está para lá deles, para lá da estante, no ar que se respira, nos sons e nas vozes que se escutam, nos seres que caminham pelo espaço.Quando as portas da Biblioteca se fecham, desliga-se a água e apagam-se as luzes, fica então um silêncio calmo, um silêncio habitado, tenso e imóvel, acendem-se umas luzes pequeninas e escuta-se uma música suave e encantadora… Se uma Biblioteca é já um mundo dentro do mundo e cheio de mundos dentro, como pode o teatro habitá-lo?

O grupo PIM teatro pretendeu oferecer-nos um espectáculo que nos levasse através da Biblioteca desfiando palavras como: comida (restaurante, elegante), pastelaria (massa, mil-folhas), livro (imprimir, palavras, contos, dicionários), bicho (animal, guloso). Quiseram habitar a biblioteca para conhecer os seus segredos para no-los desvendar.

Os meninos puderam mergulhar no mundo de Andresen, percorrer caminhos e comer os livros aos bocadinhos….

Parabéns a todos os atores. Foi uma boa experiência para os nossos alunos, um espectáculo que não lhes vai sair da memória!









 

 

 

 

 

 

 

     .

quinta-feira, 15 de maio de 2014


Hora do Conto
Esta semana, os meninos dos Jardins de Infância de Oliveira do Arda e da Póvoa, os meninos da Educação Especial e os meninos da Eb1 da Póvoa estiveram na biblioteca para ouvir a história “Música na floresta”, de Ana Mafalda Damião. Nesta história, o mocho anuncia o concerto da primavera. Os animais reúnem-se em grupos e cada grupo toca um instrumento. Os nossos meninos fizeram fantoches de vários animais e juntaram-se a esta festa. No final, ainda aprenderam e cantar a música que o mocho lhes ensinou “A árvore da montanha”. Com esta história pretendeu-se mostrar a importância da amizade e da entreajuda.