sábado, 13 de setembro de 2014

                                         Receção dos novos alunos


À semelhança dos anos letivos anteriores, ontem, 12 de setembro, os alunos do 5º ano foram convidados a conhecer a sua nova escola.
Acompanhados pelos diretores de turma, os alunos visitaram a biblioteca. A professora Fátima Marques, professora bibliotecária, e a Assistente Operacional, Patrícia Batista, receberam todas as turmas do 5º ano dando-lhes uma breve explicação sobre os serviços aí oferecidos e fornecendo-lhes os guias do utilizador. De forma a cativar os alunos para a leitura, a professora também partilhou com eles o poema "Certo dia no deserto", de Carlos Pinhão.
A biblioteca deseja a todos um bom ano letivo!

sexta-feira, 23 de maio de 2014


QUANDO EU NASCI

Na quinta-feira, a biblioteca recebeu a visita dos meninos do JI de Oliveira do Arda. Os meninos vieram a pé até à nossa escola para ouvirem a história “quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Os meninos gostaram muito desta história e partilharam as suas lembranças, que depois passaram para uma folha colorida….



 

SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU

Na 3.ª feira, o Ivo, personagem o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek, fez uma surpresa aos meninos do JI e da EB1 de Raiva. Contou-lhes a sua história e o modo como consegue transformar a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e da sua mãe fantástica!

No final, os meninos juntaram-se ao Ivo e preencheram uma sopa de letras, completaram a frase: “Sou especial porque…” e ainda tiveram tempo para desenharem o seu reflexo no espelho que o Ivo lhes levou!
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014


O bicho papa-livros

 

Na 3.ª feira, dia 20 de maio, os alunos dos 5.º anos foram convidados pela Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, a assistir à peça de teatro  “ O bicho papa-livros”, pelo grupo PIM Teatro. Esta peça mostra-nos um espaço de descoberta dos livros e de descoberta do que está para lá deles, para lá da estante, no ar que se respira, nos sons e nas vozes que se escutam, nos seres que caminham pelo espaço.Quando as portas da Biblioteca se fecham, desliga-se a água e apagam-se as luzes, fica então um silêncio calmo, um silêncio habitado, tenso e imóvel, acendem-se umas luzes pequeninas e escuta-se uma música suave e encantadora… Se uma Biblioteca é já um mundo dentro do mundo e cheio de mundos dentro, como pode o teatro habitá-lo?

O grupo PIM teatro pretendeu oferecer-nos um espectáculo que nos levasse através da Biblioteca desfiando palavras como: comida (restaurante, elegante), pastelaria (massa, mil-folhas), livro (imprimir, palavras, contos, dicionários), bicho (animal, guloso). Quiseram habitar a biblioteca para conhecer os seus segredos para no-los desvendar.

Os meninos puderam mergulhar no mundo de Andresen, percorrer caminhos e comer os livros aos bocadinhos….

Parabéns a todos os atores. Foi uma boa experiência para os nossos alunos, um espectáculo que não lhes vai sair da memória!









 

 

 

 

 

 

 

     .

quinta-feira, 15 de maio de 2014


Hora do Conto
Esta semana, os meninos dos Jardins de Infância de Oliveira do Arda e da Póvoa, os meninos da Educação Especial e os meninos da Eb1 da Póvoa estiveram na biblioteca para ouvir a história “Música na floresta”, de Ana Mafalda Damião. Nesta história, o mocho anuncia o concerto da primavera. Os animais reúnem-se em grupos e cada grupo toca um instrumento. Os nossos meninos fizeram fantoches de vários animais e juntaram-se a esta festa. No final, ainda aprenderam e cantar a música que o mocho lhes ensinou “A árvore da montanha”. Com esta história pretendeu-se mostrar a importância da amizade e da entreajuda.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brinquedo Solidário

 No próximo dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança.
Assim, a equipa da biblioteca pede a colaboração de todos no sentido de trazerem um brinquedo qua já não utilizem, que será depois entregue às crianças mais necessitadas.
Os brinquedos deverão ser entregues na biblioteca até ao dia 30 de maio.
Contamos com a vossa solidariedade!