sexta-feira, 23 de maio de 2014


QUANDO EU NASCI

Na quinta-feira, a biblioteca recebeu a visita dos meninos do JI de Oliveira do Arda. Os meninos vieram a pé até à nossa escola para ouvirem a história “quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Os meninos gostaram muito desta história e partilharam as suas lembranças, que depois passaram para uma folha colorida….



 

SOU ESPECIAL PORQUE SOU EU

Na 3.ª feira, o Ivo, personagem o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek, fez uma surpresa aos meninos do JI e da EB1 de Raiva. Contou-lhes a sua história e o modo como consegue transformar a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e da sua mãe fantástica!

No final, os meninos juntaram-se ao Ivo e preencheram uma sopa de letras, completaram a frase: “Sou especial porque…” e ainda tiveram tempo para desenharem o seu reflexo no espelho que o Ivo lhes levou!
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014


O bicho papa-livros

 

Na 3.ª feira, dia 20 de maio, os alunos dos 5.º anos foram convidados pela Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, a assistir à peça de teatro  “ O bicho papa-livros”, pelo grupo PIM Teatro. Esta peça mostra-nos um espaço de descoberta dos livros e de descoberta do que está para lá deles, para lá da estante, no ar que se respira, nos sons e nas vozes que se escutam, nos seres que caminham pelo espaço.Quando as portas da Biblioteca se fecham, desliga-se a água e apagam-se as luzes, fica então um silêncio calmo, um silêncio habitado, tenso e imóvel, acendem-se umas luzes pequeninas e escuta-se uma música suave e encantadora… Se uma Biblioteca é já um mundo dentro do mundo e cheio de mundos dentro, como pode o teatro habitá-lo?

O grupo PIM teatro pretendeu oferecer-nos um espectáculo que nos levasse através da Biblioteca desfiando palavras como: comida (restaurante, elegante), pastelaria (massa, mil-folhas), livro (imprimir, palavras, contos, dicionários), bicho (animal, guloso). Quiseram habitar a biblioteca para conhecer os seus segredos para no-los desvendar.

Os meninos puderam mergulhar no mundo de Andresen, percorrer caminhos e comer os livros aos bocadinhos….

Parabéns a todos os atores. Foi uma boa experiência para os nossos alunos, um espectáculo que não lhes vai sair da memória!









 

 

 

 

 

 

 

     .

quinta-feira, 15 de maio de 2014


Hora do Conto
Esta semana, os meninos dos Jardins de Infância de Oliveira do Arda e da Póvoa, os meninos da Educação Especial e os meninos da Eb1 da Póvoa estiveram na biblioteca para ouvir a história “Música na floresta”, de Ana Mafalda Damião. Nesta história, o mocho anuncia o concerto da primavera. Os animais reúnem-se em grupos e cada grupo toca um instrumento. Os nossos meninos fizeram fantoches de vários animais e juntaram-se a esta festa. No final, ainda aprenderam e cantar a música que o mocho lhes ensinou “A árvore da montanha”. Com esta história pretendeu-se mostrar a importância da amizade e da entreajuda.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brinquedo Solidário

 No próximo dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança.
Assim, a equipa da biblioteca pede a colaboração de todos no sentido de trazerem um brinquedo qua já não utilizem, que será depois entregue às crianças mais necessitadas.
Os brinquedos deverão ser entregues na biblioteca até ao dia 30 de maio.
Contamos com a vossa solidariedade!
 
 

Aspetos marcantes

 

Nos primeiros anos da minha vida, existiram alguns acontecimentos que me marcaram até aos dias de hoje. Uns positivamente, outros negativamente. Apesar disso, vou falar de alguns negativos, pois foram os que tiveram mais impacto.

Quando tinha apenas quatro anos, era regular ir passar o fim-de-semana a casa da minha madrinha. Ficava apenas a trinta minutos de distância de minha casa e eu adorava ir para lá, porque assim podia brincar com o meu primo que era apenas dois anos mais velho. O normal era passar só o dia lá e à noite voltava para casa, mas, nesse dia, pedi a minha mãe para ficar lá a dormir, no outro dia iria mais cedo para casa. Ela concordou.

Sendo assim, quando chegou a noite, a minha madrinha levou-me para tomar banho e disse: «A banheira está cheia de água. Espera um bocadinho que eu vou só buscar as toalhas e já te venho dar banho».

Por algum motivo, desconheço qual, achei que conseguia entrar para a banheira sozinha e, assim sendo, tentei. A banheira ainda era alta, ou melhor eu ainda era pequena, e quando meti uma perna para entrar, rolei lá para dentro, com a banheira cheia! A água cobria-me a cara e eu fiquei mesmo aflita, se a minha madrinha não tivesse chegado para me tirar de lá, duvido que conseguisse levantar-me sozinha por causa da aflição em que estava.

Até hoje, o facto de ter que por a cabeça debaixo de água num local onde o volume da mesma é elevado, é uma tortura.

Um outro dos acontecimentos que me marcou está também relacionado com a família e, apesar de ter sido algo negativo a curto prazo, acho que a longo prazo me ajudou a ver as coisas de outra forma.

Este aconteceu dois anos mais tarde, relativamente ao anterior, portanto, quando eu tinha seis anos. Nesta altura, a família descobriu que, para além de fumar tabaco, o meu padrinho, também fumava droga. Depois dessa descoberta, ele foi confrontado e saiu de casa, mas não deixou de fazer visitas.

Numa dessas visitas eu estava lá, e acho que nunca me vou esquecer do aspeto deplorável em que ele estava. Era algo de tão mau que tive a sensação que nunca tinha conhecido aquele homem na realidade. Todas as imagens e momentos bons que tinha guardados com ele, naquele momento, perderam o valor e foi como se aquele homem que ali estava, não fosse sequer um conhecido para mim. Era pequena, mas lembro-me perfeitamente de como o meu ar de assustada o assustou a ele.

Depois desse dia, nunca mais o vi em pessoa, mas aquela imagem nunca me saiu da cabeça até hoje. O facto de ter tido essa experiência, fez-me abominar as drogar e o tabaco. Para mim, é irracional alguém destruir assim a saúde e a vida. Não tem lógica. E duvido que alguém me consiga dar razões que sejam lógicas e favoráveis para o fazer.  

 

Joana Pereira

Nº 8         7º A

quinta-feira, 8 de maio de 2014


Hora do Conto

A equipa da biblioteca continua, neste 3.º período, a visitar as escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo para a atividade “Hora do Conto”.
Na 4.ª-feira, estivemos na EB1 e JI da Raiva com a história “Quando eu nasci”, de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Com este livro relembrámos que é quando nascemos que começa a grande aventura! Do respirar, do provar, do sentir... Pelas páginas deste livro desfilam algumas das descobertas que nos fizeram (e fazem) espantar.

Os meninos gostaram muito da história e, no final, foram eles que ilustraram uma cartolina com momentos que marcaram a sua vida pessoal ou escolar.

 

 
 
 
 
 
 
Na 5.ª feira, visitámos a EB1 e o JI de Serradelo. Desta vez, levámos connosco o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek. Esta é uma belíssima história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica! Um livro que servirá de inspiração para as nossas crianças! No final, os meninos completaram a frase: “Sou especial porque…”.


Forma dois momentos de leitura e de partilha muito interessantes e enriquecedores!