sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brinquedo Solidário

 No próximo dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança.
Assim, a equipa da biblioteca pede a colaboração de todos no sentido de trazerem um brinquedo qua já não utilizem, que será depois entregue às crianças mais necessitadas.
Os brinquedos deverão ser entregues na biblioteca até ao dia 30 de maio.
Contamos com a vossa solidariedade!
 
 

Aspetos marcantes

 

Nos primeiros anos da minha vida, existiram alguns acontecimentos que me marcaram até aos dias de hoje. Uns positivamente, outros negativamente. Apesar disso, vou falar de alguns negativos, pois foram os que tiveram mais impacto.

Quando tinha apenas quatro anos, era regular ir passar o fim-de-semana a casa da minha madrinha. Ficava apenas a trinta minutos de distância de minha casa e eu adorava ir para lá, porque assim podia brincar com o meu primo que era apenas dois anos mais velho. O normal era passar só o dia lá e à noite voltava para casa, mas, nesse dia, pedi a minha mãe para ficar lá a dormir, no outro dia iria mais cedo para casa. Ela concordou.

Sendo assim, quando chegou a noite, a minha madrinha levou-me para tomar banho e disse: «A banheira está cheia de água. Espera um bocadinho que eu vou só buscar as toalhas e já te venho dar banho».

Por algum motivo, desconheço qual, achei que conseguia entrar para a banheira sozinha e, assim sendo, tentei. A banheira ainda era alta, ou melhor eu ainda era pequena, e quando meti uma perna para entrar, rolei lá para dentro, com a banheira cheia! A água cobria-me a cara e eu fiquei mesmo aflita, se a minha madrinha não tivesse chegado para me tirar de lá, duvido que conseguisse levantar-me sozinha por causa da aflição em que estava.

Até hoje, o facto de ter que por a cabeça debaixo de água num local onde o volume da mesma é elevado, é uma tortura.

Um outro dos acontecimentos que me marcou está também relacionado com a família e, apesar de ter sido algo negativo a curto prazo, acho que a longo prazo me ajudou a ver as coisas de outra forma.

Este aconteceu dois anos mais tarde, relativamente ao anterior, portanto, quando eu tinha seis anos. Nesta altura, a família descobriu que, para além de fumar tabaco, o meu padrinho, também fumava droga. Depois dessa descoberta, ele foi confrontado e saiu de casa, mas não deixou de fazer visitas.

Numa dessas visitas eu estava lá, e acho que nunca me vou esquecer do aspeto deplorável em que ele estava. Era algo de tão mau que tive a sensação que nunca tinha conhecido aquele homem na realidade. Todas as imagens e momentos bons que tinha guardados com ele, naquele momento, perderam o valor e foi como se aquele homem que ali estava, não fosse sequer um conhecido para mim. Era pequena, mas lembro-me perfeitamente de como o meu ar de assustada o assustou a ele.

Depois desse dia, nunca mais o vi em pessoa, mas aquela imagem nunca me saiu da cabeça até hoje. O facto de ter tido essa experiência, fez-me abominar as drogar e o tabaco. Para mim, é irracional alguém destruir assim a saúde e a vida. Não tem lógica. E duvido que alguém me consiga dar razões que sejam lógicas e favoráveis para o fazer.  

 

Joana Pereira

Nº 8         7º A

quinta-feira, 8 de maio de 2014


Hora do Conto

A equipa da biblioteca continua, neste 3.º período, a visitar as escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo para a atividade “Hora do Conto”.
Na 4.ª-feira, estivemos na EB1 e JI da Raiva com a história “Quando eu nasci”, de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Com este livro relembrámos que é quando nascemos que começa a grande aventura! Do respirar, do provar, do sentir... Pelas páginas deste livro desfilam algumas das descobertas que nos fizeram (e fazem) espantar.

Os meninos gostaram muito da história e, no final, foram eles que ilustraram uma cartolina com momentos que marcaram a sua vida pessoal ou escolar.

 

 
 
 
 
 
 
Na 5.ª feira, visitámos a EB1 e o JI de Serradelo. Desta vez, levámos connosco o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek. Esta é uma belíssima história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica! Um livro que servirá de inspiração para as nossas crianças! No final, os meninos completaram a frase: “Sou especial porque…”.


Forma dois momentos de leitura e de partilha muito interessantes e enriquecedores!

quarta-feira, 7 de maio de 2014


Concurso Nacional de Leitura

 


No passado dia 2 de maio realizou-se a Fase Distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. A nossa escola foi representada pelas alunas Inês Santos Sara Silva e Joana Pereira, que foram
acompanhadas pela professora Fátima Marques. Nesta viagem até Oliveira do Bairro tivemos por companhia três alunas do agrupamento de escolas de Castelo de Paiva e a professora Aurora Monteiro.

De manhã, todos os participantes foram muito bem recebidos por homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, tendo de seguida sido realizada a prova escrita, enquanto os professores acompanhantes visitaram o Museu se Etnomúsica da Pedralva, seguindo-se o almoço, gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
De tarde, assistimos à segunda fase deste Concurso, que consistiu na apresentação dos cinco alunos apurados dos ensinos básico e secundário e na realização das provas orais. Esta segunda fase foi muito divertida, porque foi apresentada pelo contador de histórias e comediante Jorge Joaquim e animada por dois momentos culturais da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do Instituto de Promoção Social de Bustos.
Para terminar este dia, a organização do Concurso ofereceu um lanche a todos os participantes.

Foi um dia muito divertido!

Sara Silva, 7.ºA





 

quinta-feira, 24 de abril de 2014


Mural de abril

40 anos de imagens

A biblioteca juntou-se ao departamento de Ciências Sociais e Humanas na comemoração do 25 de abril. Está patente na biblioteca, na semana de 22 a 30 de abril, um painel de imagens, bem como um expositor com livros alusivos à data, que toda a comunidade educativa poderá visitar.

Para comemorar os 40 anos do 25 de abril, irá igualmente ser dinamizado o concurso” O que sabes sobre a Revolução dos Cravos?”. O aluno ou alunos vencedores receberão um prémio.


23 de abril

Dia mundial do Livro

 


O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Esta data foi escolhida por se assinalar a 23 de abril o falecimento, em 1616, de Miguel de Cervantes, o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov e ainda o nascimento, em 1564, e o falecimento, em 1616, de William Shakespeare.

Para celebrar esta data tão importante, a biblioteca sugeriu aos alunos que completassem a frase "Se eu fosse o herói de um livro seria..." e embelezassem o mural da biblioteca.

A equipa da biblioteca também quis comemorar junto  dos professores e auxiliares, colocando baús de livros na sala de professores e na sala dos auxiliares, sendo que alguns dos livros foram levados para casa...

Foi um dia de festa à volta dos LIVROS!