quinta-feira, 8 de maio de 2014


Hora do Conto

A equipa da biblioteca continua, neste 3.º período, a visitar as escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo para a atividade “Hora do Conto”.
Na 4.ª-feira, estivemos na EB1 e JI da Raiva com a história “Quando eu nasci”, de Isabel Minhós Martins, com lindíssimas ilustrações de Madalena Matoso. Com este livro relembrámos que é quando nascemos que começa a grande aventura! Do respirar, do provar, do sentir... Pelas páginas deste livro desfilam algumas das descobertas que nos fizeram (e fazem) espantar.

Os meninos gostaram muito da história e, no final, foram eles que ilustraram uma cartolina com momentos que marcaram a sua vida pessoal ou escolar.

 

 
 
 
 
 
 
Na 5.ª feira, visitámos a EB1 e o JI de Serradelo. Desta vez, levámos connosco o livro” Sou especial porque sou eu”, de Ann Meek. Esta é uma belíssima história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica! Um livro que servirá de inspiração para as nossas crianças! No final, os meninos completaram a frase: “Sou especial porque…”.


Forma dois momentos de leitura e de partilha muito interessantes e enriquecedores!

quarta-feira, 7 de maio de 2014


Concurso Nacional de Leitura

 


No passado dia 2 de maio realizou-se a Fase Distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. A nossa escola foi representada pelas alunas Inês Santos Sara Silva e Joana Pereira, que foram
acompanhadas pela professora Fátima Marques. Nesta viagem até Oliveira do Bairro tivemos por companhia três alunas do agrupamento de escolas de Castelo de Paiva e a professora Aurora Monteiro.

De manhã, todos os participantes foram muito bem recebidos por homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, tendo de seguida sido realizada a prova escrita, enquanto os professores acompanhantes visitaram o Museu se Etnomúsica da Pedralva, seguindo-se o almoço, gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
De tarde, assistimos à segunda fase deste Concurso, que consistiu na apresentação dos cinco alunos apurados dos ensinos básico e secundário e na realização das provas orais. Esta segunda fase foi muito divertida, porque foi apresentada pelo contador de histórias e comediante Jorge Joaquim e animada por dois momentos culturais da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do Instituto de Promoção Social de Bustos.
Para terminar este dia, a organização do Concurso ofereceu um lanche a todos os participantes.

Foi um dia muito divertido!

Sara Silva, 7.ºA





 

quinta-feira, 24 de abril de 2014


Mural de abril

40 anos de imagens

A biblioteca juntou-se ao departamento de Ciências Sociais e Humanas na comemoração do 25 de abril. Está patente na biblioteca, na semana de 22 a 30 de abril, um painel de imagens, bem como um expositor com livros alusivos à data, que toda a comunidade educativa poderá visitar.

Para comemorar os 40 anos do 25 de abril, irá igualmente ser dinamizado o concurso” O que sabes sobre a Revolução dos Cravos?”. O aluno ou alunos vencedores receberão um prémio.


23 de abril

Dia mundial do Livro

 


O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Esta data foi escolhida por se assinalar a 23 de abril o falecimento, em 1616, de Miguel de Cervantes, o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov e ainda o nascimento, em 1564, e o falecimento, em 1616, de William Shakespeare.

Para celebrar esta data tão importante, a biblioteca sugeriu aos alunos que completassem a frase "Se eu fosse o herói de um livro seria..." e embelezassem o mural da biblioteca.

A equipa da biblioteca também quis comemorar junto  dos professores e auxiliares, colocando baús de livros na sala de professores e na sala dos auxiliares, sendo que alguns dos livros foram levados para casa...

Foi um dia de festa à volta dos LIVROS!

terça-feira, 1 de abril de 2014

              
À conversa com os escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Biblioteca Municipal levaram a cabo mais uma iniciativa de promoção e divulgação dos livros e da leitura, com a organização de um encontro dos escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira com alunos da nossa escola. Os autores da coleção “Duarte e Marta” estiveram hoje à conversa com os alunos dos 6.º A, B e C e do 7.º A sobre a sua obra, a escrita e os livros em geral, cativando com facilidade a audiência e revelando-se muito acessíveis e interessantes. A avaliar pelas muitas questões que surgiram, os alunos gostaram da conversa que se gerou. No final, houve a possibilidade de comprar alguns dos livros apresentados, que os autores gentilmente autografaram.





quinta-feira, 27 de março de 2014

Música na Floresta

Esta semana há “Festa na Floresta”, um livro de Ana Damião que foi visitar os meninos dos JI e EB1 de Raiva e Serradelo. Este livro fez-se acompanhar pelos seus amigos macacos, coelhos, sapos e pica-paus que, a convite do mocho, realizaram um grande concerto em homenagem à chegada da Primavera. Os meninos ajudaram estes animais e foi uma grande festa. As personagens deste livro ensinaram aos meninos que a amizade é o bem mais precioso e que devemos preservar.
E, como na passada sexta-feira se comemorou o Dia da Árvore, os meninos cantaram e dançaram a música de Joel Branco “Uma árvore, um amigo”.