quarta-feira, 7 de maio de 2014


Concurso Nacional de Leitura

 


No passado dia 2 de maio realizou-se a Fase Distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. A nossa escola foi representada pelas alunas Inês Santos Sara Silva e Joana Pereira, que foram
acompanhadas pela professora Fátima Marques. Nesta viagem até Oliveira do Bairro tivemos por companhia três alunas do agrupamento de escolas de Castelo de Paiva e a professora Aurora Monteiro.

De manhã, todos os participantes foram muito bem recebidos por homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, tendo de seguida sido realizada a prova escrita, enquanto os professores acompanhantes visitaram o Museu se Etnomúsica da Pedralva, seguindo-se o almoço, gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
De tarde, assistimos à segunda fase deste Concurso, que consistiu na apresentação dos cinco alunos apurados dos ensinos básico e secundário e na realização das provas orais. Esta segunda fase foi muito divertida, porque foi apresentada pelo contador de histórias e comediante Jorge Joaquim e animada por dois momentos culturais da responsabilidade dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do Instituto de Promoção Social de Bustos.
Para terminar este dia, a organização do Concurso ofereceu um lanche a todos os participantes.

Foi um dia muito divertido!

Sara Silva, 7.ºA





 

quinta-feira, 24 de abril de 2014


Mural de abril

40 anos de imagens

A biblioteca juntou-se ao departamento de Ciências Sociais e Humanas na comemoração do 25 de abril. Está patente na biblioteca, na semana de 22 a 30 de abril, um painel de imagens, bem como um expositor com livros alusivos à data, que toda a comunidade educativa poderá visitar.

Para comemorar os 40 anos do 25 de abril, irá igualmente ser dinamizado o concurso” O que sabes sobre a Revolução dos Cravos?”. O aluno ou alunos vencedores receberão um prémio.


23 de abril

Dia mundial do Livro

 


O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Esta data foi escolhida por se assinalar a 23 de abril o falecimento, em 1616, de Miguel de Cervantes, o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov e ainda o nascimento, em 1564, e o falecimento, em 1616, de William Shakespeare.

Para celebrar esta data tão importante, a biblioteca sugeriu aos alunos que completassem a frase "Se eu fosse o herói de um livro seria..." e embelezassem o mural da biblioteca.

A equipa da biblioteca também quis comemorar junto  dos professores e auxiliares, colocando baús de livros na sala de professores e na sala dos auxiliares, sendo que alguns dos livros foram levados para casa...

Foi um dia de festa à volta dos LIVROS!

terça-feira, 1 de abril de 2014

              
À conversa com os escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Biblioteca Municipal levaram a cabo mais uma iniciativa de promoção e divulgação dos livros e da leitura, com a organização de um encontro dos escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira com alunos da nossa escola. Os autores da coleção “Duarte e Marta” estiveram hoje à conversa com os alunos dos 6.º A, B e C e do 7.º A sobre a sua obra, a escrita e os livros em geral, cativando com facilidade a audiência e revelando-se muito acessíveis e interessantes. A avaliar pelas muitas questões que surgiram, os alunos gostaram da conversa que se gerou. No final, houve a possibilidade de comprar alguns dos livros apresentados, que os autores gentilmente autografaram.





quinta-feira, 27 de março de 2014

Música na Floresta

Esta semana há “Festa na Floresta”, um livro de Ana Damião que foi visitar os meninos dos JI e EB1 de Raiva e Serradelo. Este livro fez-se acompanhar pelos seus amigos macacos, coelhos, sapos e pica-paus que, a convite do mocho, realizaram um grande concerto em homenagem à chegada da Primavera. Os meninos ajudaram estes animais e foi uma grande festa. As personagens deste livro ensinaram aos meninos que a amizade é o bem mais precioso e que devemos preservar.
E, como na passada sexta-feira se comemorou o Dia da Árvore, os meninos cantaram e dançaram a música de Joel Branco “Uma árvore, um amigo”.



Sugestões de Leitura


Esta semana a biblioteca recebeu três  LIVROS NOVOS. 
Vem conhecê-los e leva-os contigo para casa!!!

Tira a pata da pedra de fogo!

Os Pré-Historratos
Na aldeia Pré-Histórica de Pedrópolis, vive Geronimo Stiltonuto, um roedor de pelo eriçado e ar intelectual. Com ele e com pré-históricos amigos, vocês vão viver divertidas aventuras, às voltas com dinossauros preguiçosos e trapalhões, mas também com Tigres-dentes-de-sabre.
Em Pedrópolis houve um roubo: a preciosa Pedra do Fogo, capaz de fornecer lume e calor a toda a população, foi rapinada! O Geronimo Stiltonuto investiga o caso e descobre que o autor do furto é o feroz Tiger Khan, o chefe da temível horda dos tigres-dentes-de-sabre.


Com mil mamutes, que frio de rachar!
Os Pré-Historratos - Na aldeia Pré-Histórica de Pedrópolis, vive Geronimo Stiltonuto, um roedor de pelo eriçado e ar intelectual. Com ele e com pré-históricos amigos, vocês vão viver divertidas aventuras, às voltas com dinossauros preguiçosos e trapalhões, mas também com Tigres-dentes-de-sabre.




8 horas: na escola de queijo!
Ia ser um dia mesmo especial: tinha sido convidado para ir à escola do Benjamim, falar da minha profissão de escritor… Mas, nessa manhã, parecia mesmo que as coisas não queriam correr como deviam, logo a partir do despertador que tocou cedo de mais! Foi uma verdadeira aventura!