quinta-feira, 24 de abril de 2014


Mural de abril

40 anos de imagens

A biblioteca juntou-se ao departamento de Ciências Sociais e Humanas na comemoração do 25 de abril. Está patente na biblioteca, na semana de 22 a 30 de abril, um painel de imagens, bem como um expositor com livros alusivos à data, que toda a comunidade educativa poderá visitar.

Para comemorar os 40 anos do 25 de abril, irá igualmente ser dinamizado o concurso” O que sabes sobre a Revolução dos Cravos?”. O aluno ou alunos vencedores receberão um prémio.


23 de abril

Dia mundial do Livro

 


O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Esta data foi escolhida por se assinalar a 23 de abril o falecimento, em 1616, de Miguel de Cervantes, o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov e ainda o nascimento, em 1564, e o falecimento, em 1616, de William Shakespeare.

Para celebrar esta data tão importante, a biblioteca sugeriu aos alunos que completassem a frase "Se eu fosse o herói de um livro seria..." e embelezassem o mural da biblioteca.

A equipa da biblioteca também quis comemorar junto  dos professores e auxiliares, colocando baús de livros na sala de professores e na sala dos auxiliares, sendo que alguns dos livros foram levados para casa...

Foi um dia de festa à volta dos LIVROS!

terça-feira, 1 de abril de 2014

              
À conversa com os escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Biblioteca Municipal levaram a cabo mais uma iniciativa de promoção e divulgação dos livros e da leitura, com a organização de um encontro dos escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira com alunos da nossa escola. Os autores da coleção “Duarte e Marta” estiveram hoje à conversa com os alunos dos 6.º A, B e C e do 7.º A sobre a sua obra, a escrita e os livros em geral, cativando com facilidade a audiência e revelando-se muito acessíveis e interessantes. A avaliar pelas muitas questões que surgiram, os alunos gostaram da conversa que se gerou. No final, houve a possibilidade de comprar alguns dos livros apresentados, que os autores gentilmente autografaram.





quinta-feira, 27 de março de 2014

Música na Floresta

Esta semana há “Festa na Floresta”, um livro de Ana Damião que foi visitar os meninos dos JI e EB1 de Raiva e Serradelo. Este livro fez-se acompanhar pelos seus amigos macacos, coelhos, sapos e pica-paus que, a convite do mocho, realizaram um grande concerto em homenagem à chegada da Primavera. Os meninos ajudaram estes animais e foi uma grande festa. As personagens deste livro ensinaram aos meninos que a amizade é o bem mais precioso e que devemos preservar.
E, como na passada sexta-feira se comemorou o Dia da Árvore, os meninos cantaram e dançaram a música de Joel Branco “Uma árvore, um amigo”.



Sugestões de Leitura


Esta semana a biblioteca recebeu três  LIVROS NOVOS. 
Vem conhecê-los e leva-os contigo para casa!!!

Tira a pata da pedra de fogo!

Os Pré-Historratos
Na aldeia Pré-Histórica de Pedrópolis, vive Geronimo Stiltonuto, um roedor de pelo eriçado e ar intelectual. Com ele e com pré-históricos amigos, vocês vão viver divertidas aventuras, às voltas com dinossauros preguiçosos e trapalhões, mas também com Tigres-dentes-de-sabre.
Em Pedrópolis houve um roubo: a preciosa Pedra do Fogo, capaz de fornecer lume e calor a toda a população, foi rapinada! O Geronimo Stiltonuto investiga o caso e descobre que o autor do furto é o feroz Tiger Khan, o chefe da temível horda dos tigres-dentes-de-sabre.


Com mil mamutes, que frio de rachar!
Os Pré-Historratos - Na aldeia Pré-Histórica de Pedrópolis, vive Geronimo Stiltonuto, um roedor de pelo eriçado e ar intelectual. Com ele e com pré-históricos amigos, vocês vão viver divertidas aventuras, às voltas com dinossauros preguiçosos e trapalhões, mas também com Tigres-dentes-de-sabre.




8 horas: na escola de queijo!
Ia ser um dia mesmo especial: tinha sido convidado para ir à escola do Benjamim, falar da minha profissão de escritor… Mas, nessa manhã, parecia mesmo que as coisas não queriam correr como deviam, logo a partir do despertador que tocou cedo de mais! Foi uma verdadeira aventura!



terça-feira, 25 de março de 2014


Semana da Leitura
 

Durante esta semana, a biblioteca e o grupo de português juntaram-se ao Plano Nacional de Leitura e a todas as escolas do país na comemoração da Semana da Leitura 2014. Esteve patente na biblioteca mais uma edição da Feira do Livro da E.B.2,3 de Couto Mineiro, uma vez que acreditamos que esta tem contribuído significativamente para a promoção do livro e para valorização da leitura junto dos nossos alunos. Com este intuito, foi dinamizada a Hora do Conto, com a contadora de histórias Ana Esteves, para todos os alunos da escola e para os alunos do jardim de infância de Oliveira do Arda. Os mais pequenos estavam bastante entusiasmados com esta visita à biblioteca. Esta semana ficou também enriquecida com a participação dos formandos do curso EFA que partilharam com os alunos do jardim de infância e do 1.º ciclo de Oliveira do Arda, com os alunos dos 5.º e 6.º anos e com os meninos do pré-escolar do Centro Social de Couto Mineiro do Pejão uma peça de teatro de fantoches baseado na obra “A maior flor do mundo” de José Saramago.
E porque a Semana da Leitura se associou ao projeto SOBE, a educadora Regina Lino e a professora Fátima Marques, foram aos jardins de infância e às escolas do 1.º ciclo do agrupamento ler a história “Menino sorrisinho de leite”. Foi uma leitura feita a duas vozes, que mostrou, com ajuda da personagem principal da história, a importância de uma boa higiene oral. O livro, escrito por Cidália Fernandes, ajuda as crianças a criarem o hábito de lavar os dentinhos todos os dias.
E porque LER É UMA FESTA, esta foi uma semana repleta de livros e de boas leituras!