terça-feira, 25 de março de 2014


Semana da Leitura
 

Durante esta semana, a biblioteca e o grupo de português juntaram-se ao Plano Nacional de Leitura e a todas as escolas do país na comemoração da Semana da Leitura 2014. Esteve patente na biblioteca mais uma edição da Feira do Livro da E.B.2,3 de Couto Mineiro, uma vez que acreditamos que esta tem contribuído significativamente para a promoção do livro e para valorização da leitura junto dos nossos alunos. Com este intuito, foi dinamizada a Hora do Conto, com a contadora de histórias Ana Esteves, para todos os alunos da escola e para os alunos do jardim de infância de Oliveira do Arda. Os mais pequenos estavam bastante entusiasmados com esta visita à biblioteca. Esta semana ficou também enriquecida com a participação dos formandos do curso EFA que partilharam com os alunos do jardim de infância e do 1.º ciclo de Oliveira do Arda, com os alunos dos 5.º e 6.º anos e com os meninos do pré-escolar do Centro Social de Couto Mineiro do Pejão uma peça de teatro de fantoches baseado na obra “A maior flor do mundo” de José Saramago.
E porque a Semana da Leitura se associou ao projeto SOBE, a educadora Regina Lino e a professora Fátima Marques, foram aos jardins de infância e às escolas do 1.º ciclo do agrupamento ler a história “Menino sorrisinho de leite”. Foi uma leitura feita a duas vozes, que mostrou, com ajuda da personagem principal da história, a importância de uma boa higiene oral. O livro, escrito por Cidália Fernandes, ajuda as crianças a criarem o hábito de lavar os dentinhos todos os dias.
E porque LER É UMA FESTA, esta foi uma semana repleta de livros e de boas leituras!
 




 

sábado, 15 de março de 2014



Menino Sorrisinho de Leite vai às escolas do agrupamento


Esta semana, as professoras Fátima Marques e Regina Lino levaram o “Menino sorrisinho de leite” a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo. Foi uma leitura feita a duas vozes, que mostrou, com ajuda da personagem principal da história, a importância de um boa higiene oral. O livro, escrito por Cidália Fernandes, ajuda as crianças a criarem o hábito de lavar os dentinhos todos os dias. Esta iniciativa inseriu-se na comemoração da Semana da Leitura, no âmbito do projeto SOBE.
A professora Regina levou, também, consigo um pequeno ratinho detetor de sujidade dos dentes. Nem todos os meninos que fizeram o teste lavavam os dentinhos diariamente.
A festa da leitura e dos sorrisos continuou com a música “Lavar os dentinhos”.

domingo, 23 de fevereiro de 2014



Hora do Conto
Na semana passada, os livros "O sapo encontra um amigo”, de Max Velthuijs  e “O espantalho enamorado”, de Guido Visconti saíram das estantes da biblioteca e foram visitar os meninos dos JI do Paraíso e Folgoso e os meninos das EB1 de Casal da Renda, Folgoso e Picão. Estes dois amigos, o sapo e o espantalho,  ainda levaram consigo uma música “Ter amigos”  e uma sopa de letras para os meninos. Meninos e professores gostaram muito desta visita!

domingo, 16 de fevereiro de 2014




Semana da Amizade e dos Afetos

No seu contínuo esforço de promoção da leitura e da escrita, e aproveitando a comemoração do dia de São Valentim, a equipa da biblioteca dinamizou a Hora do Conto com os meninos dos JI e EB1 de Raiva, Serradelo, Póvoa e Oliveira do Arda, com  um pequeno teatro de fantoches sobre a história “O sapo encontra um amigo”, de Max Vethuijs. 


 






Na sexta-feira, Dia de São Valentim, foi a vez dos alunos dos 5.º e 6.º anos assistirem também à Hora do Conto com a história “O espantalho enamorado”, de Guido Visconti. No final, os alunos foram desafiados a escrever o convite de casamento dos espantalhos Gustavo e Amélia. A leitura da história foi feita a várias vozes, com a interpretação da professora bibliotecária, da professora Rosa Costa, das alunas Inês Araújo e Inês Capelo do 9.º B e da assistente operacional Patrícia Batista.





A biblioteca encorajou também os seus utilizadores a escreverem uma mensagem à sua cara-metade ou aos seus amigos, através da atividade “Correio do amor e da amizade”, bem como a deixarem a sua mensagem num coração gigante no placard da nossa biblioteca. Foram muitos os alunos que aderiram a esta iniciativa.

Foi uma semana plena de LEITURAS e de AFETOS.
.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014



4 de fevereiro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

 











Comemora-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Os nossos alunos foram convidados a escrever uma frase alusiva a este dia, bem como a colocarem questões sobre a doença. Estas questões irão se respondidas por um elemento da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro que estará hoje na nossa escola.
 
 





 


 
 


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Concurso Nacional de Leitura
 

Este ano a nossa escola vai ser representada no Concurso Nacional de Leitura pelas alunas:

- Sara Silva, 7.º A

- Inês Santos, 7.º A

- Joana Pereira, 7.º A


Parabéns e boas leituras!