terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


4 de fevereiro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

 











Comemora-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Os nossos alunos foram convidados a escrever uma frase alusiva a este dia, bem como a colocarem questões sobre a doença. Estas questões irão se respondidas por um elemento da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro que estará hoje na nossa escola.
 
 





 


 
 


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Concurso Nacional de Leitura
 

Este ano a nossa escola vai ser representada no Concurso Nacional de Leitura pelas alunas:

- Sara Silva, 7.º A

- Inês Santos, 7.º A

- Joana Pereira, 7.º A


Parabéns e boas leituras!

Hora do Conto


Na passada quarta feira os meninos do Jardim de Infância de Oliveira do Arda, a educadora Fátima Lopes e a auxiliar Dilma estiveram na biblioteca da escola sede para mais uma Hora do Conto.

 A professora bibliotecária leu-lhes a história “O dragão das mil flores”, da colecção Biblioteca de Valores, que nos ensina a gostarmos de nós como somos e a aceitarmos as nossas diferenças.

Os meninos gostaram muito de estar na biblioteca e como gostaram muito da história quando regressaram ao Jardim realizaram um lindo painel sobre o dragãozinho das mil flores com a ajuda da educadora Fátima Lopes.



 

 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013


 

O agrupamento de escolas de Couto Mineiro do Pejão associou-se ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares na promoção do Concurso Nacional de Leitura.

A participação no Concurso está aberta aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Este ano, as obras selecionadas são “O mundo em que vivi”, de Ilse Losa e “O cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aproveita as férias de Natal para as leres!!!

Para participares, inscreve-te junto do teu professor de Português ou na tua biblioteca, até ao dia 10 de janeiro.

Contamos contigo!!!!
 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Feira do Livro

 

Mantendo a tradição de há alguns anos a esta parte, e com o intuito de promover a leitura e o livro, a Biblioteca, em conjunto com o Departamento de Línguas, organizou e dinamizou a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro, na semana de 09 a 13 de Dezembro. Para além do horário normal de funcionamento, a biblioteca abriu as suas portas à comunidade escolar na quinta-feira, das 20h às 22h, realizando-se nessa noite um convívio à volta dos livros. A noite contou com uma apresentação musical dos alunos dos 6.º B e C, sob orientação da professora Manuela Sousa, e com um pequeno lanche oferecido pela escola, que incluiu umas deliciosas bolachinhas de Natal confecionadas pelo professor Ricardo Topa.

A comunidade escolar está de parabéns pelo sucesso da Feira. Alunos, professores e funcionários  afluíram em grande número à feira e aproveitaram os descontos oferecidos para comprar um ou vários livros. E um livro será sempre uma bela prenda de Natal!

 

sábado, 7 de dezembro de 2013

À conversa com a escritora Marília Ascenso
 
 A escritora Marília Ascenso esteve mais uma vez no nosso agrupamento. Desta vez para conversar sobre o seu livro, “A Joaninha Quadrada”, com os meninos das escolas de Raiva, Serradelo e Folgoso. Os meninos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora e de conversarem com ela sobre o ato da escrita e da ilustração. No final, presentaram a autora com os belíssimos trabalhos que realizaram durante as aulas sobre a sua obra.

Para a biblioteca foi um prazer muito grande trabalhar com uma escritora tão meiga e tão sensível. Muito obrigada Marília por nos ter proporcionado momentos tão agradáveis!

A equipa da biblioteca agradece também a todos os professores e educadoras o carinho com que nos receberam nas suas escolas!
 



 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


À conversa com a escritora

 

Cidália Fernandes

 


      No âmbito da promoção do livro e da leitura a biblioteca convidou, no passado dia 03 de dezembro, a escritora Cidália Fernandes.

     Os alunos dos 5º e 6º anos tiveram a oportunidade de assistirem à apresentação do seu livro “Era uma vez o livro” e de conversarem com ela. Os alunos revelaram grande interesse e colocaram bastantes questões sobre o ato da escrita e da leitura.

     A biblioteca agradece à professora Manuela Sousa e aos meninos do 6.º B, por nos presentearem com duas canções.