terça-feira, 17 de dezembro de 2013


 

O agrupamento de escolas de Couto Mineiro do Pejão associou-se ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares na promoção do Concurso Nacional de Leitura.

A participação no Concurso está aberta aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Este ano, as obras selecionadas são “O mundo em que vivi”, de Ilse Losa e “O cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aproveita as férias de Natal para as leres!!!

Para participares, inscreve-te junto do teu professor de Português ou na tua biblioteca, até ao dia 10 de janeiro.

Contamos contigo!!!!
 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Feira do Livro

 

Mantendo a tradição de há alguns anos a esta parte, e com o intuito de promover a leitura e o livro, a Biblioteca, em conjunto com o Departamento de Línguas, organizou e dinamizou a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro, na semana de 09 a 13 de Dezembro. Para além do horário normal de funcionamento, a biblioteca abriu as suas portas à comunidade escolar na quinta-feira, das 20h às 22h, realizando-se nessa noite um convívio à volta dos livros. A noite contou com uma apresentação musical dos alunos dos 6.º B e C, sob orientação da professora Manuela Sousa, e com um pequeno lanche oferecido pela escola, que incluiu umas deliciosas bolachinhas de Natal confecionadas pelo professor Ricardo Topa.

A comunidade escolar está de parabéns pelo sucesso da Feira. Alunos, professores e funcionários  afluíram em grande número à feira e aproveitaram os descontos oferecidos para comprar um ou vários livros. E um livro será sempre uma bela prenda de Natal!

 

sábado, 7 de dezembro de 2013

À conversa com a escritora Marília Ascenso
 
 A escritora Marília Ascenso esteve mais uma vez no nosso agrupamento. Desta vez para conversar sobre o seu livro, “A Joaninha Quadrada”, com os meninos das escolas de Raiva, Serradelo e Folgoso. Os meninos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora e de conversarem com ela sobre o ato da escrita e da ilustração. No final, presentaram a autora com os belíssimos trabalhos que realizaram durante as aulas sobre a sua obra.

Para a biblioteca foi um prazer muito grande trabalhar com uma escritora tão meiga e tão sensível. Muito obrigada Marília por nos ter proporcionado momentos tão agradáveis!

A equipa da biblioteca agradece também a todos os professores e educadoras o carinho com que nos receberam nas suas escolas!
 



 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


À conversa com a escritora

 

Cidália Fernandes

 


      No âmbito da promoção do livro e da leitura a biblioteca convidou, no passado dia 03 de dezembro, a escritora Cidália Fernandes.

     Os alunos dos 5º e 6º anos tiveram a oportunidade de assistirem à apresentação do seu livro “Era uma vez o livro” e de conversarem com ela. Os alunos revelaram grande interesse e colocaram bastantes questões sobre o ato da escrita e da leitura.

     A biblioteca agradece à professora Manuela Sousa e aos meninos do 6.º B, por nos presentearem com duas canções.



Cartas ao Pai Natal
 
 
No seu contínuo esforço de promoção da leitura e da escrita, e aproveitando a tradição natalícia, a biblioteca encorajou os seus utilizadores a escreverem uma carta ai Pai Natal com os seus desejos e pedidos. Foram muitos os alunos que aderiram a esta iniciativa, pedindo, sobretudo, paz e amor para o mundo- E, claro, no meio de tão nobres pedidos, um Tablet, uma Wii, um telemóvel ou outro brinquedo…

Afinal, brincar também é aprender.

Transcrevemos a carta da aluna Cláudia Santos, por nos parecer ser a  que mais vai ao encontro do espírito natalício:

“Neste Natal  quero muito amor, carinho, paz, felicidade e saúde para todos os meus amigos e familia.”
 

 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013


À conversa com a escritora Marília Ascenso
 

 
 A  biblioteca convidou a escritora Marília Ascenso para vir apresentar o seu mais recente livro, “A Joaninha Quadrada”, aos meninos do Jardins de Infância e do 1.º Ciclo das escolas de Casal da Renda, Paraíso e Oliveira do Arda.  Dessa forma, os meninos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora, e de conversarem com ela sobre o ato da escrita, sobre livros e sobre tudo o que envolve o mundo da edição. No final, presentaram a autora com os trabalhos que realizaram durante as aulas sobre a sua obra. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos e que irá, com certeza, contribuir para a formação destes jovens leitores!








sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Hora do Conto

 

Comemorou-se esta semana o Dia Internacional dos Direitos da Criança e o Dia Internacional da Tolerância.

A biblioteca quis assinalar estas datas e convidou os meninos da Educação Especial para visitarem a biblioteca e assistirem à leitura da história O gato das mil flores, da colecção “Biblioteca de Valores”.

Os alunos realizaram algumas atividades em torno da obra: pintaram desenhos, trabalharam as vogais, fizeram uma sopa de letras e treinaram a expressão oral, através do reconto da história.

      A avaliar pela reacção dos meninos, estes ficaram muito agradados com a experiência.

      Os alunos já foram desafiados para mais atividades: a próxima será a representação teatral desta obra para apresentar à escola.