quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


Cartas ao Pai Natal
 
 
No seu contínuo esforço de promoção da leitura e da escrita, e aproveitando a tradição natalícia, a biblioteca encorajou os seus utilizadores a escreverem uma carta ai Pai Natal com os seus desejos e pedidos. Foram muitos os alunos que aderiram a esta iniciativa, pedindo, sobretudo, paz e amor para o mundo- E, claro, no meio de tão nobres pedidos, um Tablet, uma Wii, um telemóvel ou outro brinquedo…

Afinal, brincar também é aprender.

Transcrevemos a carta da aluna Cláudia Santos, por nos parecer ser a  que mais vai ao encontro do espírito natalício:

“Neste Natal  quero muito amor, carinho, paz, felicidade e saúde para todos os meus amigos e familia.”
 

 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013


À conversa com a escritora Marília Ascenso
 

 
 A  biblioteca convidou a escritora Marília Ascenso para vir apresentar o seu mais recente livro, “A Joaninha Quadrada”, aos meninos do Jardins de Infância e do 1.º Ciclo das escolas de Casal da Renda, Paraíso e Oliveira do Arda.  Dessa forma, os meninos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora, e de conversarem com ela sobre o ato da escrita, sobre livros e sobre tudo o que envolve o mundo da edição. No final, presentaram a autora com os trabalhos que realizaram durante as aulas sobre a sua obra. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos e que irá, com certeza, contribuir para a formação destes jovens leitores!








sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Hora do Conto

 

Comemorou-se esta semana o Dia Internacional dos Direitos da Criança e o Dia Internacional da Tolerância.

A biblioteca quis assinalar estas datas e convidou os meninos da Educação Especial para visitarem a biblioteca e assistirem à leitura da história O gato das mil flores, da colecção “Biblioteca de Valores”.

Os alunos realizaram algumas atividades em torno da obra: pintaram desenhos, trabalharam as vogais, fizeram uma sopa de letras e treinaram a expressão oral, através do reconto da história.

      A avaliar pela reacção dos meninos, estes ficaram muito agradados com a experiência.

      Os alunos já foram desafiados para mais atividades: a próxima será a representação teatral desta obra para apresentar à escola.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DIA DE SÃO MARTINHO
 
 A biblioteca desafiou os alunos, professores e assistentes a escreverem uma Quadra de São Martinho, com o objetivo de promover o gosto pela escrita e desenvolver a criatividade.
 Aqui ficam alguns exemplos:

"Já chegou o São Martinho
andamos à volta da fogueira
comemos castanhas e vinho
Está tudo à maneira"
 
"O bom cavaleiro Martinho
que gostava de repartir
cortou a sua capa ao meio
para o mendigo cobrir"


"No dia de São  Martinho
mantem-se a tradição
sol, castanhas e vinho
e boa disposição."

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

                                                   Quadras de São Martinho

Festeja-se no próximo dia 11 de novembro, o dia de São Martinho. A biblioteca também quer comemorar este dia e, com o objetivo de promover o gosto pela escrita e desenvolver a criatividade, desafiou os alunos, professores e auxiliares a escreverem uma Quadra de São Martinho.
Estas quadras irão embelezar a árvore de outono que cresceu na nossa biblioteca.
Na próxima semana partilharemos convosco algumas quadras...
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Hora do Conto no JI e EB1 da Raiva


Hoje a bruxinha Mimi e o seu gatinho Rogério viajaram na sua vassourinha e foram fazer uma visita aos meninos do JI e da EB1 da Raiva.
A bruxinha Mimi contou uma história e depois desafiou os meninos a elaborem um gato em origami, que pintaram com as suas cores preferidas. Os gatos ficaram muito bonitos e originais.
A bruxa Mimi e o gato Rogério foram muito bem recebidos por todos os meninos, pelas professoras e pela auxiliar e no final a bruxinha ofereceu  rebuçados a todos…


 

 

Ontem festejou-se o Halloween!



No dia em que a escola festejou a festa do Halloween, a biblioteca vestiu-se a rigor para a ocasião. Abóboras e bruxas, teias de aranha e morcegos, gatos pretos e feiticeiros saíram dos livros e enfeitaram a biblioteca. E livros com histórias “de meter medo” ocuparam a estante das sugestões de leitura do dia.

A biblioteca também recebeu a visita de bruxinhas e monstrinhos assustadores do 3.º ano da EB1 de Oliveira do Arda. Vieram ouvir a história “A bruxa Mimi”, de Valérie Thomas e Korky Paul, contada pela bruxinha professora bibliotecária. No fim da audição da história, os meninos tiveram ainda a oportunidade de recriarem o gato da bruxa Mimi em origami, que pintaram com as suas cores preferidas. Os gatos Rogério ficaram muito bonitos e originais.

Antes de se despedirem, os meninos cantaram uma música de Halloween. E como não houve travessuras, a bruxinha Patrícia ofereceu doces aos meninos, professoras e auxiliares…

E de repente, sem que ninguém o esperasse, um ser misterioso e fantasmagórico entrou na biblioteca, parece que à procura do livro mais arrepiante de todos…. Disse que vinha recomendado pelo sr. Damas….