quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DIA DE SÃO MARTINHO
 
 A biblioteca desafiou os alunos, professores e assistentes a escreverem uma Quadra de São Martinho, com o objetivo de promover o gosto pela escrita e desenvolver a criatividade.
 Aqui ficam alguns exemplos:

"Já chegou o São Martinho
andamos à volta da fogueira
comemos castanhas e vinho
Está tudo à maneira"
 
"O bom cavaleiro Martinho
que gostava de repartir
cortou a sua capa ao meio
para o mendigo cobrir"


"No dia de São  Martinho
mantem-se a tradição
sol, castanhas e vinho
e boa disposição."

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

                                                   Quadras de São Martinho

Festeja-se no próximo dia 11 de novembro, o dia de São Martinho. A biblioteca também quer comemorar este dia e, com o objetivo de promover o gosto pela escrita e desenvolver a criatividade, desafiou os alunos, professores e auxiliares a escreverem uma Quadra de São Martinho.
Estas quadras irão embelezar a árvore de outono que cresceu na nossa biblioteca.
Na próxima semana partilharemos convosco algumas quadras...
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Hora do Conto no JI e EB1 da Raiva


Hoje a bruxinha Mimi e o seu gatinho Rogério viajaram na sua vassourinha e foram fazer uma visita aos meninos do JI e da EB1 da Raiva.
A bruxinha Mimi contou uma história e depois desafiou os meninos a elaborem um gato em origami, que pintaram com as suas cores preferidas. Os gatos ficaram muito bonitos e originais.
A bruxa Mimi e o gato Rogério foram muito bem recebidos por todos os meninos, pelas professoras e pela auxiliar e no final a bruxinha ofereceu  rebuçados a todos…


 

 

Ontem festejou-se o Halloween!



No dia em que a escola festejou a festa do Halloween, a biblioteca vestiu-se a rigor para a ocasião. Abóboras e bruxas, teias de aranha e morcegos, gatos pretos e feiticeiros saíram dos livros e enfeitaram a biblioteca. E livros com histórias “de meter medo” ocuparam a estante das sugestões de leitura do dia.

A biblioteca também recebeu a visita de bruxinhas e monstrinhos assustadores do 3.º ano da EB1 de Oliveira do Arda. Vieram ouvir a história “A bruxa Mimi”, de Valérie Thomas e Korky Paul, contada pela bruxinha professora bibliotecária. No fim da audição da história, os meninos tiveram ainda a oportunidade de recriarem o gato da bruxa Mimi em origami, que pintaram com as suas cores preferidas. Os gatos Rogério ficaram muito bonitos e originais.

Antes de se despedirem, os meninos cantaram uma música de Halloween. E como não houve travessuras, a bruxinha Patrícia ofereceu doces aos meninos, professoras e auxiliares…

E de repente, sem que ninguém o esperasse, um ser misterioso e fantasmagórico entrou na biblioteca, parece que à procura do livro mais arrepiante de todos…. Disse que vinha recomendado pelo sr. Damas….


 

terça-feira, 29 de outubro de 2013


Vamos ler todos juntos

“Vamos ler todos juntos” foi mais uma das actividades propostas pela nossa biblioteca para celebrar o dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Todos os docentes e alunos foram convidados, às 10h30m, em todas as salas de aula, a participarem nesta atividade através da leitura em voz alta do texto “Livro fechado,” de António Torrado.

Professores e alunos revelaram ter apreciado esta leitura em conjunto!!!
Partilhamos convosco o texto. Esperamos que apreciem!!!
 
 
Livro fechado
Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
__ Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
__ Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
__ É o teu caso? __ perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
__ Por sinal, não __ esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. __ Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
__ quem me dera essa sorte __ disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. __Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não… Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
__ eu também __ falou, perto deles, um livrinho estreito. __ Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha o pé mais curto.
__ Isso não é trabalho para livro __ estranhou o calhamaço.
__ À falta de outro… __ conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele…
Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.
__ Tem bonecos esse livro? __ Perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro ainda pro abrir.
__ Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te __ disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
__ Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
__ Lê__ exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.
 

Requisita um livro, requisita um amigo!

Ontem, dia 28, a nossa biblioteca comemorou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares oferecendo um livrinho a todos os alunos que requisitaram um livro.

Os nossos alunos mostraram muito interesse neste desafio e foram 40 os alunos que levaram um livro para casa!

A todos boas leituras…


28 de outubro

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No âmbito do mês dedicado às  Bibliotecas Escolares comemoramos hoje, dia 28,  o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar: uma porta para a vida”.

A nossa biblioteca, como forma de assinalar este dia, desafiou os alunos a concluírem a frase “Eu gosto da minha biblioteca, porque…”. Foram várias as participações, que foram afixadas no placard da biblioteca.

Partilhamos convosco alguns testemunhos:

& “é um espaço simpático e acolhedor, onde podemos ler, estudar e fazer outras coisas úteis e divertidas, desfrutando de um lugar tranquilo e sossegado. Além, disso, quem lá está ajuda-nos a gostar de frequentar a biblioteca.”

-& “tem livros onde podemos saber mais e tem computadores onde podemos pesquisar coisas importante.”

& “é um sítio onde eu  posso estudar e aprender mais.”

& “é um espaço onde podemos estudar recorrendo a imensa diversidade de livros e enciclopédias.”

& “adoro ler e aqui encontro uma grande variedade de livros que também posso levar para casa.”