terça-feira, 29 de outubro de 2013


Vamos ler todos juntos

“Vamos ler todos juntos” foi mais uma das actividades propostas pela nossa biblioteca para celebrar o dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Todos os docentes e alunos foram convidados, às 10h30m, em todas as salas de aula, a participarem nesta atividade através da leitura em voz alta do texto “Livro fechado,” de António Torrado.

Professores e alunos revelaram ter apreciado esta leitura em conjunto!!!
Partilhamos convosco o texto. Esperamos que apreciem!!!
 
 
Livro fechado
Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
__ Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
__ Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
__ É o teu caso? __ perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
__ Por sinal, não __ esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. __ Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
__ quem me dera essa sorte __ disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. __Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não… Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
__ eu também __ falou, perto deles, um livrinho estreito. __ Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha o pé mais curto.
__ Isso não é trabalho para livro __ estranhou o calhamaço.
__ À falta de outro… __ conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele…
Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.
__ Tem bonecos esse livro? __ Perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro ainda pro abrir.
__ Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te __ disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
__ Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
__ Lê__ exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.
 

Requisita um livro, requisita um amigo!

Ontem, dia 28, a nossa biblioteca comemorou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares oferecendo um livrinho a todos os alunos que requisitaram um livro.

Os nossos alunos mostraram muito interesse neste desafio e foram 40 os alunos que levaram um livro para casa!

A todos boas leituras…


28 de outubro

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No âmbito do mês dedicado às  Bibliotecas Escolares comemoramos hoje, dia 28,  o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar: uma porta para a vida”.

A nossa biblioteca, como forma de assinalar este dia, desafiou os alunos a concluírem a frase “Eu gosto da minha biblioteca, porque…”. Foram várias as participações, que foram afixadas no placard da biblioteca.

Partilhamos convosco alguns testemunhos:

& “é um espaço simpático e acolhedor, onde podemos ler, estudar e fazer outras coisas úteis e divertidas, desfrutando de um lugar tranquilo e sossegado. Além, disso, quem lá está ajuda-nos a gostar de frequentar a biblioteca.”

-& “tem livros onde podemos saber mais e tem computadores onde podemos pesquisar coisas importante.”

& “é um sítio onde eu  posso estudar e aprender mais.”

& “é um espaço onde podemos estudar recorrendo a imensa diversidade de livros e enciclopédias.”

& “adoro ler e aqui encontro uma grande variedade de livros que também posso levar para casa.”

terça-feira, 22 de outubro de 2013


Poema do Mês


A biblioteca deu início à atividade “Poema do Mês”. Esta iniciativa consiste na escolha por parte do pessoal docente e não docente de um poema que ficará afixado na sala de professores e na sala dos auxiliares técnicos e operacionais.

 Este mês a professora Fátima Marques escolheu o poema “Outono”, de Francisco Joaquim Bingre e a assistente Patrícia Batista escolheu o poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa. No próximo mês essa escolha será da responsabilidade da professora Alice Natália e da auxiliar Susana Faria.

Pretende-se no final fazer um livro com os poemas preferidos de cada um de nós…

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
 
A biblioteca e o projeto PES agradecem a todos os que colaboraram  na angariação de alimentos. Estes foram hoje entregues ao Centro de Dia de Couto Mineiro que os fará chegar às famílias mais carenciadas.
A todos o nosso muito obrigado!


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

HORA DO CONTO

Hoje a nossa biblioteca recebeu a visita dos meninos do Jardim de Infância de Oliveira do Arda. Os meninos vieram com a professora Fátima Lopes e com a auxiliar Dilma Faria e ouviram  a história “A bruxa Mimi” de Valérie Thomas e Korky Paul, tendo depois elaborado um gato em origami, que pintaram com as suas cores preferidas. Os gatos ficaram muito bonitos e originais. Os meninos da Educação Especial também se juntaram aos mais pequenos na realização da atividade. Todos ficaram muito contentes com o gato que levaram para casa.

Os mais pequenos estavam bastante entusiasmados com a visita à biblioteca!



















quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 

Comemora-se em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, efeméride que visa reafirmar a importância da biblioteca e do trabalho que nela se realiza diariamente.

Para comemorar esta efeméride, a nossa biblioteca deu início, na passada quarta-feira, à atividade Hora do Conto, com uma visita aos meninos do Jardim de Infância da Póvoa. Os meninos ouviram a história “A bruxa Mimi” de Valérie Thomas e Korky Paul, e elaboraram um gato em origami, que depois pintaram. A atividade correu muito bem e a biblioteca foi muito bem recebida pelos meninos e pela professora Graça Neves.


 
 
 
 
 
 
Ainda no âmbito desta comemoração, a biblioteca inaugurou o seu Jornal de Parede, espaço que alunos e professores podem dinamizar através das rubricas: Adivinhas / Provérbios, Efemérides, Poema do mês, Pensamento da Semana e Autor do Mês.